A Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza tem uma área de drenagem de 15.085 km², correspondente a 10% do território cearense. A Hidrografia da região é constituída por uma série de bacias independentes, onde se destacam os rios Choró, Pacoti, São Gonçalo, Piranji, Ceará e Cocó, como coletores principais de drenagem e os sistemas Ceará/Maranguape e Cocó/Coaçu.
Nossa Bacia é composta por 31 municípios, divididos em quatro localizações:
– Serra: Acarape, Aratuba, Barreira, Baturité, Guaramiranga, Mulungu, Palmácia, Pacoti, Redenção;
– Sertão: Aracoiaba, Choró, Capistrano, Itapiuna, Ibaretama, Ocara;
– Litoral: Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Eusébio, Pindoretama;
– RMF: Chorozinho, Caucaia, Fortaleza, Horizonte, Guaiuba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, São Gonçado do Amarante.
Com uma capacidade de aporte hídrico final de 1.354.376.260 m³, a Bacia é formada por 23 açudes públicos monitorados pela Gerência Regional Metropolitana da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, onde está instalada a Secretaria Executiva do CBH RMF.
Além disso, há outra organização que colabora com uma gestão participativa das águas: as Comissões Gestoras dos açudes. Vinculadas aos Comitês de Bacias, cada Comissão acompanha, avalia e delibera todo o processo de alocação negociada de água, por meio de reuniões, colaborando também como agentes fiscalizadores locais ao identificar demandas específicas de cada açude.
Conheça mais sobre a Bacia Metropolitana de Fortaleza no vídeo abaixo: