A Comissão Gestora do Açude Batente definiu, nesta quarta-feira (2), junto à Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas, a operação de alocação das águas do reservatório até janeiro de 2026. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Ocara.
O Analista em Gestão de Recursos Hídricos, André Rufino, apresentou o acumulado da quadra chuvosa de 2025 e a situação hídrica das Bacias Metropolitanas, atualmente com 78% de seu volume total.
André também informou que o Açude Batente registra 32,48 milhões de m³, equivalente a 71% de sua capacidade.
Foram apresentados à plenária três cenários de liberação. Em todos, o açude continuaria em uma situação relativamente confortável, chegando ao final da operação (janeiro de 2026) com percentual superior a 30% de sua capacidade:
- Cenário 01 – vazão média de 35 l/s, somente para abastecimento humano através do SAAE de Morada Nova, Sisar Complexo Batente e Sisar Nova Vida
- Cenário 02 – vazão média de 120 l/s, sendo 35 l/s para abastecimento humano e 85 l/s para perenização do leito do rio
- Cenário 03 – vazão média de 135 l/s, sendo 35 l/s para abastecimento humano e 100 l/s para perenização do leito do rio
A Comissão aprovou por unanimidade a vazão média de 120 l/s. De acordo com a simulação, ao final da operação, em 31 de janeiro de 2026, o açude chegará com um volume percentual de 33,6%.
Reudson de Souza, Secretário do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF), acompanhou a reunião e destacou a importância da orientação técnica e do conhecimento legal para as tomadas de decisões relacionadas à alocação de água:
“Devemos sempre tomar decisões a partir de uma orientação técnica e com base no marco legal, ou seja, precisamos saber a quantidade exata de água e quais são as leis que regem esse processo, pois quando os Comitês de Bacias e as Comissões Gestoras têm essas informações, certamente tomam decisões mais seguras e responsáveis”, afirmou.
Na ocasião, também foram entregues os certificados de posse e capacitação dos novos membros, eleitos em junho de 2024.












A reunião contou com a presença de 18 participantes, sendo 14 membros da Comissão Gestora do Açude Batente.