A Comissão Gestora do Açude Tijuquinha se reuniu, nesta terça-feira (12), junto à Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas, para tratar da situação hídrica do açude. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Baturité.
O Analista em Gestão de Recursos Hídricos, André Rufino, apresentou o acumulado da quadra chuvosa de 2025 e a situação hídrica das Bacias Metropolitanas, atualmente com 73,44% de seu volume total.

André também informou que o Açude Tijuquinha registra um volume de 0,48 milhões de m³, equivalente a 100% de sua capacidade.
Açude Tijuquinha. Foto: GR Metropolitanas/Cogerh
Foi apresentada à plenária a atual operação do Açude Tijuquinha, que é de 65 l/s, informando que, ao final da operação, em janeiro de 2026, o reservatório deverá atingir 65% de sua capacidade.
André informou também que o reservatório é utilizado pela Cagece até atingir 70% de sua capacidade. A partir desse ponto, o abastecimento de Baturité passa a ser feito exclusivamente pelo Açude Aracoiaba, mantendo o Tijuquinha como reserva estratégica para situações de manutenção na rede.
Na ocasião, também foram entregues os certificados de posse e capacitação dos novos membros, eleitos em julho de 2024, além das novas blusas da Comissão Gestora.





A reunião contou com a presença de 22 participantes, sendo 7 membros da Comissão Gestora do Açude Tijuquinha. Esteve presente representando o Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF), Reudson de Souza, Secretário do colegiado.