A Comissão Gestora do Açude Penedo reuniu-se nesta terça-feira (19), junto à Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas, para tratar sobre a situação hídrica do reservatório. O encontro ocorreu no distrito de Penedo, em Maranguape.
O Analista em Gestão de Recursos Hídricos, André Rufino, apresentou os dados da quadra chuvosa de 2025 e a situação hídrica das Bacias Metropolitanas, atualmente com 72,43% da sua capacidade total.
Em relação ao Açude Penedo, o volume atual é de 1,69 milhão de m³, o que corresponde a 75,8% de sua capacidade.
André informou que a atual operação do Açude Penedo consiste na retirada de uma vazão de 45 litros por segundo (l/s) destinada ao abastecimento humano de uma parte do município de Maranguape e de outros 14 distritos, além de atender à captação da indústria Sabor e Vida.
De acordo com a simulação realizada pela Cogerh, mantendo-se a retirada de 45 l/s, o reservatório chegará ao final da operação, em janeiro de 2026, com 28,9% de seu volume.
Retirada de macrófitas
Também foi apresentado o resultado da ação de retirada de macrófitas – vegetação aquática presente no espelho d’água -, realizada entre abril e julho de 2025.


A iniciativa foi conduzida pela Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) e pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em atendimento à solicitação da Comissão Gestora.
Entrega de certificados e blusas
Na ocasião, foram entregues os certificados de posse e capacitação dos novos membros, eleitos em julho de 2024, e distribuídas as novas blusas personalizadas do colegiado.









O Gerente Regional das Bacias Metropolitanas, Berthyer Peixoto, participou do momento e destacou o compromisso da Comissão Gestora com as causas ambientais:
“Essa Comissão do Açude Penedo tem uma característica muito forte e interessante, pois não discute somente assuntos relacionados aos recursos hídricos, mas consegue avançar em outras temáticas, como a questão ambiental”, afirmou.
A reunião contou com a presença de 19 participantes, sendo 9 membros da Comissão Gestora do Açude Penedo.
Representando o Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF), esteve presente o Secretário do colegiado, Reudson de Souza.