Nesta sexta-feira (23), membros da Comissão Gestora do Açude Catucinzenta reuniram-se com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas, para avaliar os resultados da operação 2025.2 do reservatório que pereniza o Lagoa do Rio Catu, localizado no município de Aquiraz, além de discutir as demandas hídricas da região.
Durante o encontro, o Coordenador de Operações da regional, Johny Santos, apresentou o histórico de alocação de água referente ao período.

Ele relembrou que, em reunião realizada no dia 5 de agosto de 2025, a Comissão Gestora aprovou, de forma preventiva, uma vazão média de 75 litros por segundo para a Lagoa do Catu, a ser utilizada apenas se necessário. No entanto, não houve necessidade de acionamento dessa vazão, uma vez que, na ocasião, o Açude Catucinzenta registrava um volume de 22,16 milhões de m³, correspondente a 97,27% de sua capacidade.

Atualmente, conforme dados do Portal Hidrológico do Ceará, o reservatório encontra-se com volume de 16,76 de milhões de m³, o que equivale a 73,57% da sua capacidade total.

Situação de chuvas
Além disso, o coordenador informou que, em 2025, o município de Aquiraz apresenta, em condições de normalidade, um acumulado de 99,6 mm de precipitação. No entanto, até o momento, foram registrados apenas 4,7 mm de chuva, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Capacitação sobre Qualidade de Água
A Analista de Recursos Hídricos Francimeyre Freire ministrou uma capacitação sobre Qualidade da Água, abordando temas essenciais para a compreensão dos processos de monitoramento e tratamento.

Durante o encontro, Francimeyre esclareceu as diferenças entre água bruta e água tratada, apresentou as etapas de coleta e análise das amostras dos reservatórios e demonstrou os equipamentos utilizados ao longo do processo.
O próximo encontro da Comissão Gestora do Açude Catucinzenta está previsto para ocorrer entre os meses de julho e agosto de 2026, quando será definida a alocação de água para o segundo semestre.
