Nesta quarta-feira (28), membros da Comissão Gestora do Açude Penedo reuniram-se com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas, para avaliar os resultados da operação de liberação de água 2025.2 do reservatório, localizado no município de Maranguape, e discutir as demandas hídricas da região.
Durante o encontro, o analista em Gestão dos Recursos Hídricos, André Rufino, apresentou o histórico de alocação de água referente ao período.

Ele relembrou que a vazão média atual é de 45 litros por segundo, sendo 38 L/s destinados à Cagece e 7 L/s para usos difusos. Na ocasião, o Açude Penedo registrava um volume de 73 milhões de metros cúbicos, correspondente a 32,64% de sua capacidade total.

Açude Penedo – Maranguape/CE. Foto: Cogerh.
Atualmente, conforme dados do Portal Hidrológico do Ceará, o reservatório encontra-se com volume de 740 mil metros cúbicos, o que equivale a aproximadamente 33% da sua capacidade.

Situação de chuvas

Sobre a situação das chuvas no município de Maranguape, o analista informou que o índice normal de precipitação para o mês de janeiro é de 98,7 milímetros. No entanto, até o momento, foram registrados apenas 7,2 milímetros de chuva.
Além disso, apresentou o prognóstico climático divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para os meses de fevereiro, março e abril, o qual indica 20% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% em torno da média e 40% abaixo da média.
O próximo encontro da Comissão Gestora do Açude Penedo está previsto para ocorrer entre os meses de julho e agosto de 2026, ocasião em que será definida a alocação de água para o segundo semestre do ano.
