Nesta quinta (23) e sexta-feira (24), o Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza, representado por Áquila Gondim e Reudson de Souza, integrantes da atual Diretoria do colegiado, participou da 5ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). O evento reuniu representantes de 15 estados brasileiros e dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará para discutir temas voltados à gestão participativa e integrada das águas.




O encontro foi marcado por uma petição cearense: a partir de uma carta de intenção acatada pela plenária, o Ceará foi escolhido, por unanimidade, para sediar o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) 2026, o maior evento do país voltado à governança das águas.

Acolhida pelo coordenador-geral do FNCBH, Maurício Marques comenta a relevância da decisão:

“O Ceará é um estado que é exemplo de gestão de água no país, então nada mais justo que os cearenses recebam o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias em 2026, que certamente deverá ser um dos melhores já realizados”, aponta.
Para Aridiano Oliveira, coordenador adjunto do FNCBH e presidente do Comitê do Baixo, trazer o ENCOB para Fortaleza é uma honra resultado dos esforços coletivos do Sistema de Recursos Hídricos dos últimos anos.
“Trazer todo o Brasil para ver a potencialidade do Ceará é de grande importância para nós dos Comitês do Estado. Teremos um grande apoio da Cogerh e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico graças à disponibilidade e ajuda do secretário Fernando Santana”, disse Aridiano.
Durante o fórum, a SRH também apresentou aos colegiados o modelo de gestão participativa e de cobrança pelo uso da água adotado no Ceará, reconhecido nacionalmente pela eficiência e pela forte articulação com os comitês de bacias estaduais.

Carlos Campelo, coordenador de Gestão dos Recursos Hídricos da SRH, explicou a estrutura do Sistema de Recursos Hídricos Cearense

Rejane Viana, gerente de relacionamento com o usuário da Cogerh, apresentou o modelo de cobrança dos recursos hídricos do estado
O evento também promoveu a troca de experiências exitosas entre os representantes de diferentes regiões do Brasil, reforçando o papel dos comitês como instrumentos fundamentais na gestão das águas, conforme aponta o secretário dos recursos hídricos, Fernando Santana:

“O reconhecimento nacional do trabalho feito pela SRH demonstra a maturidade da nossa gestão participativa junto aos Comitês de Bacias e o compromisso do Estado com a segurança hídrica e a governança das águas”, destaca.


A realização do ENCOB 2026 no Ceará reforça o protagonismo do estado na gestão das águas. As discussões do Fórum Nacional seguem até esta sexta-feira (24), em Fortaleza.
Sobre o FNCBH
O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas é a instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro, atualmente em número de 233.




Sua missão é a articulação dos Comitês de Bacias Hidrográficas em nível nacional, visando o fortalecimento dos mesmos como parte integrante do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa.
O colegiado também conta com a participação cearense na composição de sua coordenação, tendo Aridiano Belk, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe, no cargo de Coordenador Adjunto II.
