Nesta terça-feira (18), a Comissão Gestora do Açude Aracoiaba definiu a operação do reservatório para o segundo semestre de 2024, em reunião de alocação promovida pela Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas. O encontro ocorreu na Galeria Fé e Alegria, no Distrito de Vazantes, em Aracoiaba.
Na ocasião, também foi realizada a renovação da Comissão Gestora para o mandato de 2024 a 2028, com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e de usuários de água da região.
Cléa Rocha, Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa, apresentou aos participantes o trabalho desenvolvido pela Cogerh em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas e com as Comissões Gestoras, bem como o papel desses colegiados na gestão das águas.

Em seguida, André Rufino, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, explanou a evolução volumétrica do Açude Aracoiaba, que registra atualmente um volume de 163,42 milhões de metros cúbicos, equivalente a 100% da sua capacidade, de acordo com os dados do Portal Hidrológico do Ceará.
Dadas as informações gerais, André apresentou o histórico de alocação do reservatório e os cenários propostos para a operação 2024.2.
Entre as três propostas, a Comissão Gestora deliberou e aprovou a liberação da vazão de 365 litros por segundo (l/s), sendo 215 l/s destinados aos abastecimento humano e 150 l/s para os demais usos. Serão atendidos os centros urbanos de Aracoiaba e Ocara, e, se necessário, Baturité.
Conforme a simulação, ao final da operação, em 31 de janeiro de 2025, o açude chegará com um volume percentual de 77,2%.
Após a alocação, André apresentou as novas tarifas de uso da água conforme o Decreto N.º 35.501/2023, e a quantidade de outorgas vigentes em Aracoiaba.
Renovação da Comissão Gestora
Na ocasião, foi realizada a renovação da Comissão Gestora para o mandato de 2024-2028. Veja a nova composição por segmento:
Poder Público
- Prefeitura de Aracoiaba
- Secretaria de Desenvolvimento Rural de Aracoiaba
- Câmara Municipal de Aracoiaba
- Sema
- Ematerce
Sociedade Civil
- Associação Comunitária de Poços
- Associação dos Pequenos Agricultores de Maguari
- Associação Kolping da Agricultura Familiar de Tigipió
- Associação Lagoa do São João
- Associação de Carnaúba
- AAGRICAP – Associação dos Agricultores de Capivara e Região
- IDF – Instituto de Desenvolvimento Familiar
- ISCA – Instituição Sócio Comunitária da Agrovila do Açude Aracoiaba
- MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares de Aracoiaba
- Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Aracoiaba
- Fundação Fé e Alegria
- Liderança Comunitária de Vazantes
Usuários de Água
- Cagece
- Sisar
- Aracoiaba Pescados de Cultivo
- Cooperativa dos Piscicultores do Açude Aracoiaba
- JJ Comércio de Rações e Cereais
- Qually Grama
- Orgânico Rio Cangati
- Gadelha de Oliveira (Agricultor)
- Cosme Aquino (Agricultor)
- José Horlando Pereira (Agricultor)