Nesta quinta-feira (11), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas, promoveu o Seminário de Capacitação sobre Gestão Integrada e Sustentável dos Recursos Hídricos nas Bacias Metropolitanas. Realizado no Auditório do Hotel Escola do IFCE, Campus Guaramiranga, o encontro teve como propósito fortalecer o diálogo e a cooperação entre o poder público, a sociedade civil e os usuários de água.

O seminário reuniu 47 representantes dos municípios de Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Pacoti, Palmácia e Baturité, promovendo a troca de conhecimentos e experiências, além da construção de estratégias coletivas para uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos na região.

CAPACITAÇÕES

O evento contou com uma programação de palestras que abordaram temas essenciais para a gestão dos recursos hídricos, incluindo: história dos Recursos Hídricos à luz da legislação, Gestão Participativa dos Recursos Hídricos, Monitoramento Quali-Quantitativo e Gerenciamento dos Recursos Hídricos nas Bacias Metropolitanas, Instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos e Águas Subterrâneas em Aquíferos Fissurais.

Berthyer Peixoto, gerente regional das Bacias Metropolitanas, ministrou a palestra “História dos Recursos Hídricos à luz da legislação”, abordando a trajetória dos recursos hídricos no Brasil, com ênfase na Região Hidrográfica da Região Metropolitana. Durante a apresentação, também foram realizados comparativos entre a legislação estadual e federal sobre recursos hídricos.

Cléa Rocha, coordenadora do Núcleo de Gestão, e Edecarlos Rulim, técnico da Gerência Participativa da Cogerh, ministraram a palestra “Gestão Participativa dos Recursos Hídricos da Cogerh”, na qual explicaram o conceito de gestão participativa, o funcionamento dos CBHs e Comissões Gestoras, o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos (SIGERH), além das políticas e dos instrumentos de gestão das águas.

Cléa Rocha – Coordenadora do Núcleo de Gestão
Edecarlos Rulim – Técnico da Gerência Participativa da Cogerh

Em seguida, André Rufino, analista em Gestão de Recursos Hídricos, e Johny Santos, coordenador de Operações da Regional, ministraram a palestra “Monitoramento Quali-Quantitativo e Gerenciamento dos Recursos Hídricos nas Bacias Metropolitanas”. 

André Rufino – Analista em Gestão de Recursos Hídricos
Johny Santos – Coordenador de Operações da Regional

A apresentação abordou o monitoramento quantitativo e qualitativo dos reservatórios da região hidrográfica metropolitana, incluindo informações sobre batimetria, equipamentos utilizados e variáveis analisadas. Também foram apresentados a Base da Política Estadual de Recursos Hídricos do Ceará, o gerenciamento dos recursos hídricos nas bacias metropolitanas e os principais eixos de atuação da Cogerh.

Suiane Braz, técnica da Gerência de Outorga e Fiscalização da Cogerh, e Carla MontMorency, analista em Gestão de Recursos Hídricos da Cogerh, ministraram a palestra “Instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos”, na qual abordaram o funcionamento da fiscalização do uso dos recursos hídricos, as ações de fiscalização, os canais de contato para denúncias e o lacre de poços. Também foram apresentados o regulamento da outorga no Ceará, sua finalidade e o procedimento para solicitação.

Suiane Braz – Técnica da Gerência de Outorga e Fiscalização da Cogerh
Carla MontMorency – Analista em Gestão de Recursos Hídricos da Cogerh

Dando continuidade, Ana Maia, técnica da Gerência de Estudos e Projetos da Cogerh, ministrou a palestra “Águas Subterrâneas em Aquíferos Fissurais”, na qual abordou os conceitos relacionados às águas subterrâneas, os estudos para a locação de poços, os perfis de poços identificados nos municípios de Mulungu, Aratuba e Guaramiranga, bem como o cadastro de poços dos municípios da APA do Baturité nos períodos de 2018 a 2019 e as outorgas vigentes em setembro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *