CBH-RMF aprova  Planos de Secas dos açudes Castro e Pesqueiro e realiza  visita técnica a parque aquático

O Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza realizou sua 81ª Reunião Ordinária nesta quarta-feira (17), juntamente com uma visita técnica a um parque aquático localizado no município de Aquiraz/CE.

Na ocasião, também foram aprovados os Planos de Secas dos açudes Castro e Pesqueiro, bem como realizada a votação para a escolha do(a) homenageado(a) da Comenda Zaranza 2025.

Validação do Plano de Seca dos Hidrossistemas Castro e Pesqueiro

Marcelo Cavalcanti, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), apresentou os Planos de Secas dos Hidrossistemas Castro e Pesqueiro para aprovação da plenária.

Foram apresentados os conflitos relacionados à seca, identificados pelas Comissões Gestoras dos açudes Castro e Pesqueiro. Durante a apresentação, foram abordados a metodologia de elaboração dos planos, a caracterização dos hidrossistemas e a localização de cada bacia, além do histórico de armazenamento, do diagrama de usos dos recursos hídricos e da comparação entre as vazões de planejamento e a demanda hídrica.

Também foi analisado o cenário definido pelas Comissões Gestoras, considerando as condições de escassez hídrica e as estratégias adotadas para o enfrentamento da seca. 

O plano de ação de cada hidrossistema foi elaborado com base nas oficinas realizadas junto às respectivas comissões, garantindo a participação e o alinhamento das decisões com a realidade local.

Durante a 3ª oficina de elaboração do Plano de Secas do Açude Castro, a Comissão Gestora aprovou o Cenário 1 para o Plano de Ação da região. Esse cenário, que representa a situação de maior risco, estabelece quatro níveis de operação. No estado de Alerta, a vazão máxima de retirada deve ser de 120 L/s. No estado de Seca, a capacidade máxima de retirada é de 90 L/s, enquanto no estado de Seca Severa o limite é de 45 L/s.

Já na 3ª oficina de elaboração do Plano de Secas do Açude Pesqueiro, a Comissão Gestora aprovou o Cenário 2 para o Plano de Ação da região. Esse cenário, em que só há racionamento de consumo humano na seca severa, estabelece quatro níveis de operação. No estado de Alerta, a vazão máxima de retirada deve ser de 30 L/s. No estado de Seca, a capacidade máxima de retirada é de 26 L/s, enquanto no estado de Seca Severa o limite é de 14 L/s.

Juntamente com os Comitês de Bacia e as Comissões Gestoras, o documento estratégico, de curto prazo, visa definir ações capazes de diminuir o impacto das secas hídricas, acordando com os processos estabelecidos na alocação negociada de água já existentes.

Após as apresentações, os Planos de Secas dos Hidrossistemas Castro e Pesqueiro foram submetidos à aprovação da plenária, sendo aprovados por unanimidade.

Escolha do(a) homenageado(a) da Comenda Zaranza 2025

Durante a reunião, foi realizada a eleição para a escolha do(a) homenageado(a) da Comenda Zaranza 2025. A atividade foi conduzida pelos membros da diretoria do CBH-RMF: Áquila Gondim, Presidente; Francisco José de Souza, Vice-Presidente; Reudson de Souza, Secretário; e Joseline Aragão, Secretária Adjunta.

A Comenda Zaranza é uma homenagem feita anualmente e destinada a personalidades escolhidas pelos membros dos comitês como importantes na discussão sobre recursos hídricos. O nome da honraria é em homenagem póstuma a Antônio Zaranza, ex-servidor da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), servidor que teve grande participação nas deliberações sobre o tema.

Em seguida, foram apresentados os candidatos indicados para a votação, que concorreram à honraria do referido ano:

  • Berthyer Peixoto de Lima – Cogerh
  • Francisco de Assis de Souza Filho – Cientista Chefe
  • Neurisangelo Cavalcante De Freitas – Cagece
  • Patrícia Trajano De Castro Silva – Cogerh
  • Rosana Garjulli Sales Costa – Conselho De Altos Estudos Da Alece
  • Ticiana Marinho De Carvalho Studart – Ufc

Ao todo, foram contabilizados 39 votos por parte do colegiado. Patrícia Trajano recebeu 16 votos, sendo a mais votada e, portanto, escolhida para ser homenageada. Em seguida, Berthyer Peixoto obteve 10 votos, Rosana Garjulli recebeu 6 votos, Francisco de Assis 4 votos, Ticiana Marinho 2 votos e Neurisangelo Cavalcante 1 voto.

Visita Técnica ao Parque Aquático

Logo após o término da reunião, os participantes realizaram uma visita técnica ao maior Parque Aquático da América Latina, localizado no município de Aquiraz . A atividade teve como objetivo conhecer e analisar a gestão dos recursos hídricos e práticas de saneamento do parque. 

Rubson Carvalho, Analista Ambiental e Manuela Fonteneles, Tecnóloga em Gestão Ambiental, conduziram o momento e abordaram temas relacionados a poços, captação de água, disponibilidade hídrica e saneamento básico no bairro, bem como o tratamento da água das piscinas, incluindo os procedimentos e parâmetros adotados. Também foi realizada uma visita ao pátio de compostagem, onde foram apresentados o processo de compostagem, os resultados obtidos e os produtos gerados no local.

“Existem diversos estudos que associam o cultivo de hortas ao relaxamento mental, pois essa prática permite que a pessoa se desconecte da rotina habitual para se dedicar à uma atividade manual e terapêutica. Os funcionários que participam têm a oportunidade de plantar e levar para casa os próprios alimentos que cultivaram”, afirmou Rubson Carvalho ao apresentar o projeto “Mãos à Horta”, que tem como objetivo promover atividades de educação ambiental voltadas para estudantes e colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *