32ª Reunião Extraordinária: CBH RMF aprova parâmetros de alocação e participa do 2º módulo da Capacitação em Comunicação

Na manhã desta quinta-feira (15), foi realizada a 32ª Reunião Extraordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF), no Auditório Espaço das Águas, na sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em Fortaleza. Na ocasião, o Comitê aprovou os parâmetros de alocação dos açudes da Região Metropolitana e participou do 2º módulo da Capacitação em Comunicação sobre o tema Educação para Mídias.

Iniciado o encontro, o Gerente Regional das Bacias Metropolitanas, Rodrigo Vasconcelos, apresentou os resultados da quadra chuvosa do período de fevereiro a maio de 2023, que registrou, na Região Metropolitana, chuvas superiores a 1000 milímetros. Explanou também a situação das Bacias Metropolitanas, com um volume percentual registrado em 81,32%, de acordo com os dados do Portal Hidrológico do Ceará.

Em seguida, apresentou o nível de criticidade e vazões máximas recomendadas para os reservatórios isolados, nos quais dez deles estão fora de criticidade, dois em situação de alerta e um com média criticidade. Confira na tabela abaixo:

Discutidas as vazões, o Comitê aprovou os parâmetros de alocação para que as Comissões Gestoras deliberem a vazão ideal que melhor atenda as demandas locais.

Após a aprovação, os membros do CBH RMF participaram do 2º módulo da Capacitação em Comunicação ministrado pelo projeto Midiando, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. O tema apresentado foi Educação e Letramento Midiático com conteúdos sobre Fake News, Deepfakes,  Inteligência Artificial, Pós-verdade, Infodemia, Fack-cheking e Boas práticas em reuniões online.

O próximo encontro do Comitê será a Audiência Pública para renovação do Plano de Recursos Hídricos da Região Metropolitana de Fortaleza. Acontecerá no dia 22 de Junho, às 9h, de forma virtual, na plataforma Microsoft Teams. Os participantes terão a oportunidade de contribuir com as discussões sobre os aspectos ambientais das Bacias, além da oferta e demanda dos recursos hídricos entre os 31 municípios que compõem a região hidrográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *