Açude Macacos – Ibaretama/CE. Foto: Cogerh.

Nesta terça-feira (12), a operação do Açude Macacos, localizado em Ibaretama, foi pauta de discussão da Comissão Gestora do reservatório, em reunião promovida pela Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas.

A vazão média aprovada para o segundo semestre de 2024 até janeiro de 2025 foi de 20 litros por segundo (l/s) destinados ao abastecimento humano da sede do município, através da Cagece, e de comunidades atendidas pelo Sisar.

De acordo com o acompanhamento realizado pela Cogerh, o açude apresenta um saldo positivo de 550 mil metros cúbicos (m³), correspondendo a uma diferença de 4,18% entre os volumes simulado e o realizado, conforme aponta o gráfico:

Além do detalhamento da operação, o Analista em Gestão de Recursos Hídricos, André Rufino, também explanou a evolução volumétrica do reservatório, que atualmente registra um volume de 11,15 milhões de m³, equivalente a 84,49% da sua capacidade, de acordo com dados do Portal Hidrológico do Ceará.

Em janeiro de 2025, será marcada uma nova reunião a fim de avaliar o resultado final da operação. 

Capacitação da Comissão Gestora

Na ocasião, a Cogerh realizou uma capacitação com os novos membros da Comissão Gestora, renovada em 1º de agosto de 2024, com mandato de 4 anos.

O técnico da Gerência Participativa, Edecarlos Rulim, apresentou um panorama sobre os precedentes históricos da política de recursos hídricos e princípios que marcam a legislação vigente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *