Representantes da sociedade civil, poder público e usuários da água do Açude Malcozinhado reuniram-se na manhã desta quarta-feira (12), para formar a Comissão Gestora do reservatório, localizado no município de Cascavel.

O encontro contou com a participação de membros do Comitê das Bacias da RMF e de autoridades locais, que acompanharam todas as discussões de problemáticas da região, que vão desde o descarte irregular dos resíduos sólidos ao uso indevido de agrotóxicos e cercamento de áreas do açude.

Completando um total de 13 comissões que acompanham a gestão dos reservatórios na Bacia Metropolitana, Alexandre Belém, Presidente do CBH RMF e membro do novo grupo formado, destaca a importância da realização:

A Comissão Gestora é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do CBH, pois é dela que saem todas as demandas dos corpos hídricos para os demais órgãos. Por isso, a criação de mais uma Comissão é um momento muito importante, pois vemos o avanço da gestão participativa na Bacia Metropolitana, elevando a posição do Ceará”, comemora Alexandre.

Com direito à voz e voto nas reuniões de alocação, a Comissão Gestora será  capacitada, empossada e formalizada por meio de resolução emitida pelo CBH RMF.

Sobre o reservatório

O açude Malcozinhado abastece os municípios de Cascavel e Pindoretama e tem capacidade máxima de 38,09 milhões de m³ – apresentando atualmente 100% de sua capacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *