Representantes da sociedade civil, poder público e Usuários da água do Açude Pesqueiro se reuniram nesta sexta-feira (28) para formar a primeira Comissão Gestora do reservatório, localizado em Capistrano.
O encontro se deu na Secretaria de Meio Ambiente do município e contou com o apoio de membros do Comitê das Bacias da RMF nas discussões de problemáticas da região, tais como desmatamento, uso irregular de agrotóxico e incentivo à piscicultura.
Com direito à voz e voto nas reuniões de alocação, a Comissão Gestora formada será formalizada por resolução que os membros do CBH deverão aprovar na próxima reunião ordinária.
A formação de mais uma Comissão Gestora na Bacia Metropolitana representa um passo importante para a Gestão Participativa das Águas e para o município de Capistrano, conforme aponta Iramilson Costa, Secretário de Meio Ambiente da Região e membro do CBH RMF.
“A formação da Comissão Gestora é de grande valia para trabalharmos com os agricultores do entorno do açude, as comunidades, associações, igrejas, de forma que os recursos do Açude Pesqueiro possam beneficiar a todos de maneira sustentável”, comemora Iram.
O Açude tem capacidade máxima de 10 milhões de m³ e está atualmente com 9,5 milhões de m³ (equivalente a 95%).