Grupo cumpre mandato de 2020 a 2022
O Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) elegeu a nova diretoria que estará a frente da gestão dos recursos hídricos da região. A chapa vencedora, “Água para você e para sua futura Geração”, ganhou o pleito com o registro de 30 votos. A eleição e a posse dos membros ocorreu na manhã desta terça-feira (18), na sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), com presença dos membros do Comitê além do presidente da Cogerh, João Lúcio Farias.
A composição da diretoria ficou assim definida: Presidente: Carlos Antônio Mariano Pereira, representando a Apremace (Aquiraz); Vice Presidente: Luiz Alexandre Oliveira, representando a Prefeitura de Beberibe; Secretário Geral: Franscisco José Menezes Batista, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Secretário Adjunto: Andersson Johnys, representado o segmento de usuário de água (Empresa Itograss).
Na ocasião os membros do Comitê também tomaram posse. A eleição dos 60 integrantes da entidade ocorreu no último dia 18 de dezembro de 2019, na casa José de Alencar, em Fortaleza. Esta é a sexta gestão do Comitê das Bacias Metropolitanas. O processo de renovação teve início em agosto de 2019, quando ocorreu o primeiro encontro de renovação. Ao todo, foram quatro encontros regionais de preparação para a renovação do Comitê. As 60 Instituições membros eleitas do Comitê das Bacias Metropolitanas farão parte da gestão participativa dos recursos hídricos dos reservatórios da região, no quadriênio de 2020-2024.
O momento contou ainda com a reflexão sobre o papel dos Comitês para política estadual de gestão dos recursos hídricos. ” São momentos como este que fortalecem ainda mais os Comitês de Bacia. Prova disso é a reunião anual que ocorre com o Governador. As demandas dos comitês estão sendo ouvidas e estamos trabalhando para colocá-las em pratica”, reforçou João Lucio Farias. O gestor também frisou o apoio contínuo da Cogerh na orientação e condução das atividades do Comitê. “A Cogerh continuará dando apoio a todas as ações do grupo, assim como ocorre nos demais Comitês do Ceará”.