O Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza aprovou o Plano de Recursos Hídricos da sua região, nesta quarta-feira (3), em Guaramiranga, durante sua 75ª Reunião Ordinária. Em virtude da renovação do seu colegiado, também ocorreu capacitação promovida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), na terça-feira (2).
Aprovação do Plano de Recursos Hídricos
Na quarta-feira (3), por ocasião da sua 75ª Reunião Ordinária, o CBH-RMF aprovou o Plano de Recursos Hídricos, elaborado pela UFC, por meio do Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, em parceria com a Cogerh e com o colegiado.
Ticiana Studart, da UFC, repassou todas as etapas, a metodologia utilizada, os resultados obtidos ao longo do processo e destacou em sua fala a densa participação do Comitê nas atividades propostas.
Os trabalhos para o plano iniciaram em junho de 2023, passando pela etapa de Diagnóstico e de Prognóstico até definir o plano de ação. As ações foram alocadas nos seguintes eixos temáticos: demanda hídrica, oferta hídrica, gerenciamento dos recursos hídricos, aspectos ambientais e político-institucionais.
Esses programas devem conduzir ao alcance do objetivo estratégico do PRH, que visa proporcionar a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos por meio de projetos, programas e investimentos prioritários.
Veja o documento com os programas e ações do PRH aqui
Na ocasião, também foi apresentada a situação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitê), desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA). Carlos Magno, da SRH, apresentou o objetivo do programa, os recursos disponíveis e suas possibilidades de aplicação.
Denilson Fidelis, Gerente de Planejamento e Orçamento da Cogerh, também esteve presente para tratar sobre o Relatório Financeiro da Companhia referente ao ano de 2023, dando ênfase no faturamento registrado nas Bacias Metropolitanas.
Capacitação para novos membros
A capacitação contou com palestras ministradas por representantes da Funceme, Cogerh, Sema e UFC. Francisco Teixeira, da Funceme, apresentou sobre o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos (Sigerh), o papel de cada órgão envolvido, seu histórico e eixo de atuação.
Rodrigo Vasconcelos, Gerente Regional das Bacias Metropolitanas, explanou a situação hídrica dos reservatórios com base nos dados do Portal Hidrológico do Ceará, destacando que os açudes Acarape, Aracoiaba, Catucinzenta, Cauhipe, Germinal, Itapebussu e Tijuquinha atingiram sua capacidade máxima. Também falou sobre os principais sistemas de transferência hídrica do Integrado Jaguaribe – RMF.
Em seguida foi a vez da Professora Titular da UFC, Ticiana Studart, apresentar todo o processo de atualização do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica das Bacias Metropolitanas.
Finalizando o momento, Edecarlos Rulim, da Cogerh, dialogou sobre gestão participativa e o papel dos Comitês de Bacias e das Comissões Gestoras nos processos decisórios. Wlademir Theotônio, da Sema, ministrou a palestra “Conhecendo o Maciço e a APA da Serra de Baturité”.
Após as apresentações, foi realizado um momento solene de entrega dos termos de posse da Diretoria e das instituições eleitas.