Eleição ocorreu nesta segunda-feira (04/03), na sede da Cogerh, em Fortaleza

O Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) elegeu, nesta segunda-feira (4), a nova Diretoria do colegiado que atuará de 2024 a 2026. A eleição ocorreu na sede da Cogerh, em Fortaleza, por ocasião da 34ª Reunião Extraordinária do Comitê.

O momento foi conduzido pela Junta Eleitoral formada pelos membros Nájila Cabral (Abes), Thiago da Ponte (Hotel Dom Pedro), Ana Cláudia Ferreira (SRH) e Alexandre Belém (Prefeitura de Beberibe). Das 59 instituições que compõem o colegiado, 55 participaram do processo de votação.

Ao todo, concorreram ao processo eleitoral três chapas devidamente habilitadas: Chapa 1 – Administração Participativa e Consciente para a Evolução do CBH-RMF; Chapa 2 – Ação, Gestão e Participação; e Chapa 3 – União, preservação, fortalecimento e cuidado: “Por uma gestão mais forte, unida, igualitária e justa”.

Chapa 1 – Paulo Cavalcante (Prefeitura de Guaramiranga), Adahil Sena (IFCE), Cláudia Bezerra (GIA) e Sílvio Nunes (Prefeitura  de Maranguape).
Chapa 2 – Áquila Gondim (SAAE Pindoretama), Francisco José (Faec), Reudson de Souza (Adece) e Joseline de Sá (Norsa Refrigerantes/Coca-Cola).
Chapa 3 – Antonio Mariano (Apremace), Guida Raissa (Beach Park), Cláudia Valéria (Sisar), e José Roberto (Prefeitura de Guaiúba).

Após as apresentações das chapas e suas propostas de trabalho, foi eleita pelo CBH-RMF, com a maioria absoluta dos votos – ao todo, 28 votos -, a Chapa 2: Ação, Gestão e Participação. As chapas 1 e 3 receberam, respectivamente, 9 e 17 votos.

Divulgado o resultado da votação, a Diretoria eleita foi empossada pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), na pessoa de Carlos Magno Campelo, da Coordenadoria de Gestão dos Recursos Hídricos. Confira a nova disposição da diretoria:

  • Presidente: Áquila José Fonseca Araújo Gondim – SAAE Pindoretama
  • Vice-presidente: Francisco José de Sousa (Franzé) – Faec
  • Secretário(a): José Reudson de Souza – Adece
  • Secretário(a) Adjunto(a): Joseline de Sá Aragão – Norsa Refrigerantes (Coca-Cola)

Além do momento de eleição e posse da Diretoria, também foi feita uma apresentação aos membros presentes sobre a atual situação das Bacias Metropolitanas. O Gerente Regional, Rodrigo Vasconcelos, informou o volume dos reservatórios, de acordo com dados do Portal Hidrológico do Ceará, e destacou que os açudes Germinal (Palmácia) e Cauipe (Caucaia) atingiram sua capacidade máxima.

Próximos eventos

A Secretaria Executiva do CBH-RMF informou à plenária sobre os próximos eventos a serem realizados nos meses de março e abril, entre eles, a 21ª Semana das Águas, a acontecer do dia 10 a 19 de março, no Maciço de Baturité; a entrega de mudas medicinais e a realização do Seminário do Dia Mundial da Água, a ocorrerem, respectivamente, nos dias 21 e 22 de março, na Cogerh.

Em abril, nos dias 2 e 3, será realizada a capacitação dos novos membros do CBH-RMF, em Guaramiranga, além da aprovação do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica das Bacias Metropolitanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *