A Cogerh, através do Núcleo de Gestão da Gerência Metropolitana (GEMET), realizou hoje 31 de julho, uma visita técnica a indústria de Cerveja Heineken, em Pacatuba, com membros do Comitê das Bacias Metropolitanas de Fortaleza (CBH-RMF) e funcionários da Companhia. A iniciativa foi da Diretoria do Comitê para ver de perto as práticas ambientais adotadas pela empresa para uma maior economia de água e o cuidado com a preservação dos recursos hídricos.
No primeiro momento a Analista Maria de Jesus da Cogerh falou sobre o objetivo do evento e logo em seguida, Ronaldo Queiroz, Secretário do Comitê Metropolitano e que representa a Cagece, comentou sobre a importância da visita. Logo em seguida, representando a Presidente do CBH-RMF, Maílde do Rêgo, o Vice-Presidente Pedro Neto, fez as devidas considerações sobre a importância e a preocupação da Diretoria do CBH-RMF em agendar visitas técnicas, para uma maior conscientização na utilização dos recursos hídricos e preservação do meio ambiente.
Na ocasião, o Coordenador de Segurança e Meio Ambiente, Laesse Teles Portela Dourado, também membro do CBH-RMF, fez uma explanação sobre a Gestão Eficiente e Sustentável dos Recursos Hídricos realizada pela empresa Heineken, principalmente no que diz respeito ao reúso da água, proporcionando desta forma uma maior economia na utilização da água na fabricação da cerveja. A Heineken é a única empresa de bebidas que participa dos CBH’S nas regiões em que atua, focada principalmente na preocupação com a escassez de água nos reservatórios, com o objetivo de se tornar a cervejaria mais verde do mundo até 2020.
Após a apresentação da palestra, Laesse Dourado acompanhou o grupo na visita, mostrando todo o processo de fabricação, envasamento e reúso da água. Encerrando, Pedro Neto e Ronaldo Queiroz agradeceram a empresa por ter proporcionado esse momento, a pedido da Diretoria do Comitê.
Vanja Boaventura – CE 00528 JP