Na manhã desta quarta-feira (01), a Comissão Gestora do Açude Tijuquinha reuniu-se com a Cogerh, na Câmara Municipal de Baturité, para analisar os resultados da operação 2022.2 realizada no reservatório. Acordada em reunião com vazão de 40 l/s, a alocação foi finalizada no dia 31 de janeiro, apresentando saldo positivo.

Segundo o acordado para a operação, a previsão é de que o açude chegaria em 31 de janeiro com volume zerado. Já os dados apresentados em reunião por Johny Santos, Coordenador do Núcleo de Operação da Gerência Regional Metropolitana, mostraram que houve um saldo positivo da alocação do açude, estando com 100% de sua capacidade, equivalente a um volume de 0,48 milhão de m³, decorrente das chuvas ocorridas na região. Confira o gráfico:

Johny explica a variação do volume do açude:

“O Tijuquinha teve uma recarga muito boa e além do que era previsto, garantindo o abastecimento de Baturité por bastante tempo. O bom cenário do reservatório também é resultado da Comissão Gestora que sempre se preocupa com a quantidade e a qualidade da água do reservatório ”, avalia o técnico da Cogerh.

A operação finalizada alocou um volume equivalente a 0,53 milhão de m³ e atendeu ao abastecimento do município de Baturité. Além de avaliar a operação, a Comissão Gestora aproveitou a ocasião para discutir planos interinstitucionais de limpeza conjunta no reservatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *