Nesta quarta-feira (28), membros da Comissão Gestora do Açude Catucinzenta reuniram-se com a Cogerh para avaliar os resultados da operação 2023.2 no reservatório, localizado no município de Aquiraz. O encontro ocorreu na Casa da Dona Graça – Povoado Cinzenta.

A operação 2023.2 foi definida em reunião no dia 21 de novembro pela Comissão com a vazão de 200 l/s. Na época, o açude constava um volume equivalente a 78,82% de sua capacidade.

Agora, com a alocação finalizada, o açude registra um volume de 18,38  milhões de m³, equivalente a 80,67% de sua reserva total e obteve saldo positivo de 2,59 milhões de m³ em relação ao simulado x realizado. Confira abaixo a comparação volumétrica:

“Foi feita uma simulação em agosto de 2023, em que constou-se que o açude chegaria ao final do período de alocação, ou seja, final de janeiro de 2024, com um volume de 62%. Hoje, podemos ver que o açude consta com um volume de 73,39%, sendo bem mais do que havíamos previsto”, informou André Rufino, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, a respeito da situação do açude durante sua apresentação de avaliação dos resultados da operação.

A operação finalizada alocou um volume equivalente a 3,1 milhões de m³ e atendeu ao abastecimento do município de Aquiraz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *