Membros da Comissão Gestora do Açude Germinal reuniram-se com a Cogerh, nesta quinta (23), para avaliar os resultados da operação 2022.2 no reservatório, localizado no município de Palmácia.
Definida no dia 14 de outubro de 2022 pela Comissão, a operação inicial liberou 28 litros por segundo (l/s) para abastecimento humano, prevendo a liberação de ondas dentro da média de 27 l/s, a fim de atender às comunidades ao longo do leito do Rio Pacoti.
Devido ao cenário atípico de sangria prolongada no reservatório de capacidade de 2,11 milhões de m³, a operação apresentou saldo positivo no volume do reservatório, conforme mostra o gráfico.
Johny Santos, Coordenador do Núcleo de Operação das Bacias Metropolitanas, comenta o resultado.
“Esperávamos que o Açude Germinal chegaria ao final da operação com 72% de sua capacidade, mas acabamos observando que ele chegou com 98% – o que aponta para uma reserva hídrica que possibilitaria atender mais demandas na região”, observa o técnico.
A operação finalizada alocou um volume equivalente a 0,52 milhão de m³ e atendeu ao abastecimento da sede de Palmácia, além de comunidades como Timbaúba e Canadá. Encerrada a avaliação da operação, o próximo encontro da Comissão Gestora será em julho, quando deverá acontecer a reunião de alocação do reservatório.