Nesta sexta-feira (28), a Comissão Gestora do Açude Itapebussu definiu a operação do reservatório até janeiro de 2025, em reunião de alocação promovida pela Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas. O encontro ocorreu no Pátio Tropical, em Maranguape.
Na ocasião, também foi realizada a renovação da Comissão Gestora para o mandato de 2024 a 2028, com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e de usuários de água da região.
Cléa Rocha, Coordenadora do Núcleo de Gestão, apresentou aos participantes o trabalho desenvolvido pela Cogerh em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas e com as Comissões Gestoras, bem como o papel desses colegiados na gestão das águas.
Em seguida, André Rufino, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, explanou a evolução volumétrica do Açude Itapebussu, que registra atualmente um volume de 7,08 milhões de metros cúbicos, equivalente a 100% da sua capacidade, de acordo com os dados do Portal Hidrológico do Ceará.
Dadas as informações gerais, André apresentou o histórico de alocação do reservatório e os cenários propostos para a operação 2024.2.
Entre as três propostas, a Comissão Gestora deliberou e aprovou a liberação da vazão de 100 litros por segundo (l/s), sendo 20 l/s destinados ao abastecimento humano e 80 l/s para o rio. A operação atenderá somente o distrito de Itapebussu, em Maranguape.
Conforme a simulação, ao final da operação, em 31 de janeiro de 2025, o açude chegará com um volume percentual de 42,5%.
Renovação da Comissão Gestora
Na ocasião, foi realizada a renovação da Comissão Gestora para o mandato de 2024-2028. Veja a nova composição por segmento:
Poder Público
- DNOCS
- Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de Maranguape
- Defesa Civil de Maranguape
Sociedade Civil
- Associação dos Trabalhadores Rurais do Distrito de Manoel Guedes (Asvale)
- Sindicato Rural de Maranguape/Faec
- Igreja Nossa Senhora da Conceição
Usuários de Água
- Cagece
- Sisar BME
- Fazenda Boticário
- Erivelto Ferreira Luna (Irrigante)
- Jaime Barbosa de Abreu Júnior (Agricultor)
- José Ricardo de Castro e Costa (Apicultor)
- Francisco Mário Fernandes Paz (Apicultor)