A Comissão Gestora do Açude Penedo e a Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas, reuniram-se nesta terça-feira (8) para definir a vazão para operação no reservatório para o segundo semestre de 2023. O encontro ocorreu no Balneário Bar do Papai, localizado no município de Maranguape.

Na ocasião, André Campelo, Técnico de Operação da Cogerh, informou os resultados da quadra chuvosa do período de fevereiro a maio de 2023, que registrou, na Região Metropolitana, chuvas entre 800 a 1000 milímetros.

Em seguida, André apresentou a ficha de evolução volumétrica do Açude Penedo, que registra um volume atual de 1,99 milhões de metros cúbicos (m³) de água, equivalente a 89,37% da sua capacidade total.

Dadas as informações gerais sobre o reservatório, localizado na sub-bacia do Rio Papara, André explanou o histórico de alocações e os cenários propostos para a operação 2023.2. Dentre as quatro propostas, a Comissão Gestora aprovou a mesma vazão operada no último ano, de 40 litros por segundo (l/s).

Feita a deliberação, Maria de Jesus, Analista de Recursos Hídricos da Cogerh, explicou aos membros da Comissão sobre como é feita a gestão das águas através de um método participativo adotado pela Cogerh.

Encontros Regionais

Também foi informado aos presentes sobre os Encontros Regionais para Renovação do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza, iniciados no mês de julho com o Encontro Regional da Serra.

Neste mês de agosto, será realizado o segundo encontro, o do Litoral, que ocorrerá no dia 30, no Núcleo de Arte e Cultura (NAEC), em Cascavel. As instituições interessadas em pleitear vaga no CBH-RMF devem participar de pelo menos um dos quatro Encontros Regionais. Confira os próximos encontros e suas respectivas datas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *