Na manhã desta quinta-feira (15), a coordenação da Comissão Gestora do Açude Penedo realizou um encontro com seus membros, para discutir metas e planos de ações de cuidados para com o reservatório.
No Salão Comunitário de Penedo, em Maranguape, os membros articularam-se na discussão de medidas, como a proteção da Área de Preservação Permanente, atenção à entrada de animais dentro do açude, além de iniciativas de educação ambiental.
Silvio Nunes, coordenador da Comissão Gestora e membro do CBH RMF, destaca a importância da articulação autônoma do grupo, que contou com a participação de usuários de água, sociedade civil, secretarias municipais e Cogerh:
“Queremos fortalecer o colegiado, pois a participação de todos é fundamental na preservação dos recursos. Juntos, aprovamos propostas para desenvolver ações focadas na qualidade da água e no uso e ocupação do solo e nossa primeira ação na Comissão Gestora do Açude Penedo será sensibilizar a população, a fim de evitar animais dentro do açude”, aponta o coordenador.
Localizado em Maranguape e com capacidade de 2,2 milhões de m³ de armazenamento, o açude encontra-se com 71% de sua capacidade e é responsável por abastecer distritos de Maranguape, como Penedo, Umarizeiras e Lages, além de comunidades como Trapiá, Gereraú e Jardins.