Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas participou, nesta quarta-feira (17), de sua 1ª Capacitação, no município de Crato, com uma visita técnica ao Cinturão das Águas (CAC), com apoio da Cogerh e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Governo Federal.

Do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) participaram o Secretário Áquila Gondim e os membros Cláudia Bezerra, do Grupo de Interesse Ambiental (GIA), e Carlos Mariano, da Apremace.

Pela manhã, ocorreu a apresentação da Infraestrutura Hídrica do Estado do Ceará e do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), conduzida pelo ex-ministro da Integração e colaborador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Francisco Teixeira.

Pela tarde, representantes dos 12 Comitês conheceram melhor a barragem Jati, situada no Eixo Norte do PISF, de onde chegarão as águas aduzidas até as nascentes do Rio Cariús, no município de Nova Olinda, na região do Alto Jaguaribe.

O Cinturão está com o seu Trecho 1 em fase de implantação, totalizando 145,3 km de caminhamento, entre segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões. A obra deve beneficiar 50 municípios da região do Salgado e mais de 6 milhões de habitantes serão beneficiados com o CAC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *