A diretoria do comitê da Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza – CBH-RMF, esteve reunida na ultima terça feira, (11/11), virtualmente, através da plataforma Cisco Webex com o intuito de compor a pauta da sua ultima reunião ordinária, prevista para dezembro de 2020. Para tanto, a diretoria pontual algumas questões, como PROCOMITÊS, Câmara Técnica (CT) meio ambiente e outorga e prorrogação de mandato de diretoria.

A coordenação da reunião ficou por conta do vice presidente, Alexandre Belém que justificou a ausência do Presidente Carlos Mariano. A interação entre diretoria e secretaria executiva, levou a um entendimento de que se deva convidar a coordenadoria de gestão dos recursos hídricos – COGERH, enquanto secretaria do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará – CONERH, para fazer um esclarecimento sobre a prorrogação de mandatos do colegiado e sua diretoria, conforme previsto na legislação vigente.

Outro ponto relevante, proposto na reunião, foi a contribuição feita pela SEMACE para a Câmara Técnica do meio ambiente e outorga. Onde, na oportunidade, a secretaria executiva ficou de entrar em contato com os demais membros da CT, na intenção de lembrá-los sobre a questão discutida na CT e qual contribuição cada instituição poderá fazer. Para que um documento possa ser produzido e proposto ao CONERH, após conhecimento e aprovação no plenário do CBH-RMF.

Além disso, a diretoria propôs uma minuta de resolução que deverá ser apresentado, para aprovação ou não, ao plenário do comitê no próximo dia 17/11/2020, sobre a aplicação do recursos do PROCOMITÊS que deverá ser feito pelo CBH-RMF.

A pauta para 61ª reunião ordinária do CBH-RMF, ficou assim definida:
– Aprovação da ata da 60ª reunião ordinária;
– Apresentação para aprovação do plano de trabalho das atividades realizadas em 2020;
– Elaboração do plano de trabalho para 2021;
– Definir posicionamento com o plenário do CBH-RMF, quanto as Instituições faltosas e não justificadas, no período da pandemia

A reunião contou com a presença do vice presidente, Alexandre Belém, do secretário Francisco Menezes e do secretário adjunto Eudes Paulino. Além da coordenação e demais técnicos do núcleo de gestão social da secretaria executiva.