Programação incluiu municípios de Pacajus, Aracoiaba e Horizonte
Nesta sexta-feira (20), a Gerência Regional das Bacias Metropolitanas esteve acompanhando a Diretoria da Cogerh e representantes da Secretaria de Recursos Hídricos em visita aos principais açudes do Sistema Metropolitano. A programação contemplou os açudes Pacoti, Pacajus e Aracoiaba, que não atingiam a capacidade máxima há mais de 10 anos.
Na ocasião, o gerente das Bacias Metropolitanas ressaltou a condição dos açudes, especialmente do Pacoti: “estamos muito bem, com um dos nossos maiores açudes em ótimos estado para essa quadra chuvosa”, afirmou Krishna Martins.
A respeito da reserva hídrica dos reservatórios, Francisco Teixeira, Secretário dos Recursos Hídricos, lembrou de tempos alarmantes e expressou boas expectativas sobre a segurança hídrica da RMF para os próximos períodos:
“Já presenciamos um momento de severa seca em nosso Estado em que nossos açudes estavam com apenas 6% de sua reserva. Agora, com mais 35% de sua capacidade, nos dá um conforto muito grande vivenciar esse momento que representa garantia de água para a Região Metropolitana de Fortaleza por pelo menos dois anos”, declarou Teixeira sobre a situação hídrica.