Reservatório finalizou alocação de cerca de 20 hm³ de água para o Açude Pacajus, garantindo o abastecimento da região metropolitana

Com o baixo aporte hídrico nos reservatórios de Fortaleza e da Região Metropolitana, Aracoiaba forneceu água para contribuir com a segurança hídrica da região.

Na manhã desta terça-feira (08), a Comissão Gestora do Açude Aracoiaba reuniu-se com a Cogerh, por meio de videoconferência, para analisar os resultados da operação feita no reservatório. Iniciada em abril, a alocação foi finalizada na tarde desta segunda-feira (07), apresentando saldo positivo devido ao aporte de chuvas.

A alocação de cerca de 20 hm³ para o Açude Pacajus iniciou em 15 de abril com uma vazão de 5.000 l/s, quando Aracoiaba indicava um volume de 82%, com 133,31 hm³. Finalizada a operação na tarde desta segunda-feira (07), o reservatório fornecedor indicou um volume de 127,78 hm³, equivalente a 78% de sua capacidade total.

Dados apresentados em reunião mostram superação do volume planejado para o açude. Fonte: Cogerh

Sobre o resultado da alocação, Leucácia Freire, coordenadora do núcleo técnico, pontuou em reunião: “foi prudente termos realizado a operação neste período, estamos com um saldo bom do açude”. Os dados favoráveis deram-se pelo bom aporte de chuvas na região no primeiro semestre.

 

Quanto ao sucesso de operações feitas neste período, o diretor de planejamento da Cogerh, Elano Joca, explica que alocações no primeiro semestre têm sido realizadas em outros açudes, também gerando bons resultados, como no caso do Açude Castanhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *