Reservatório finalizou alocação de cerca de 20 hm³ de água para o Açude Pacajus, garantindo o abastecimento da região metropolitana
Na manhã desta terça-feira (08), a Comissão Gestora do Açude Aracoiaba reuniu-se com a Cogerh, por meio de videoconferência, para analisar os resultados da operação feita no reservatório. Iniciada em abril, a alocação foi finalizada na tarde desta segunda-feira (07), apresentando saldo positivo devido ao aporte de chuvas.
A alocação de cerca de 20 hm³ para o Açude Pacajus iniciou em 15 de abril com uma vazão de 5.000 l/s, quando Aracoiaba indicava um volume de 82%, com 133,31 hm³. Finalizada a operação na tarde desta segunda-feira (07), o reservatório fornecedor indicou um volume de 127,78 hm³, equivalente a 78% de sua capacidade total.
Sobre o resultado da alocação, Leucácia Freire, coordenadora do núcleo técnico, pontuou em reunião: “foi prudente termos realizado a operação neste período, estamos com um saldo bom do açude”. Os dados favoráveis deram-se pelo bom aporte de chuvas na região no primeiro semestre.
Quanto ao sucesso de operações feitas neste período, o diretor de planejamento da Cogerh, Elano Joca, explica que alocações no primeiro semestre têm sido realizadas em outros açudes, também gerando bons resultados, como no caso do Açude Castanhão.