Os membros eleitos para a Comissão Gestora do Açude Pesqueiro foram empossados nesta terça-feira (8), na Secretaria de Meio Ambiente do município de Capistrano, e acompanharam uma série de palestras da Gerência Metropolitana da Cogerh sobre temas voltados aos recursos hídricos.

Durante o encontro, a entrega de certificados emitidos selou o momento de posse de cada membro ao cargo representativo na Comissão Gestora. O grupo formalizado conta com representações dos segmentos da sociedade civil, usuários de água do açude e poderes públicos municipal e estadual em sua composição, para um mandato de quatro anos.

Com o objetivo de capacitar cada membro, a reunião também promoveu a explanação de aspectos da Bacia MetropolitanaGestão Participativa dos Recursos Hídricos, além do processo de Outorga Online.

Com espaço aberto para tirar dúvidas e discutir problemas da região, a ação buscou garantir que cada integrante possa exercer com propriedade seu direito de voto nas decisões dos próximos encontros.

Rodrigo Vasconcelos, Gerente Regional das Bacias Metropolitanas, destaca a importância da atividade:

“O papel de uma Comissão Gestora é fundamental na gestão hídrica de um açude. Com a composição do Pesqueiro, agora teremos sempre um ponto de comunicação direta com as questões específicas da região. Assim, vamos aliar o nosso conhecimento técnico com a experiência local dos membros e conhecer suas demandas, trabalhando de forma conjunta para proteger e melhor gerir os mananciais”, aponta o Gerente sobre o grupo formado e, agora, capacitado.

Com a certificação da Comissão Gestora, o próximo encontro deverá acontecer em janeiro de 2023, a fim de discutir a situação do Açude Pesqueiro, atualmente com volume equivalente a 92,9% de sua capacidade máxima (10 milhões de m³).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *