A reunião de alocação negociada de água do açude Pompeu Sobrinho ocorreu dia 05/06/12, terça-feira, às 10h da manhã no auditório da Pastoral da Criança no município de Choró. O açude Pompeu Sobrinho é um açude federal com 143 milhões de m³, sob administração da COGERH por delegação do DNOCS.

Antes de realizar as reuniões de alocação negociada de água, os técnicos da COGERH acompanham diariamente o aporte hídrico na estação chuvosa e o seu volume na estação seca, além disso, fazem um criterioso levantamento de todas as demandas de água, conhecendo a vazão necessária para atender aos múltiplos usuários, destacando sempre a prioridade do abastecimento humano e animal. Então, a partir destas informações, as reuniões de alocação negociada de água são planejadas para discutir com os usuários, a vazão mais apropriada, que atenda os usuários a montante a jusante do açude.

A reunião foi bastante tensa porque o nível do reservatório está apenas com 41 milhões de m³, isto é, 29% de sua capacidade, isso significa um volume muito próximo do volume de alerta e, a população local utiliza o reservatório para diversos usos como abastecimento humano, irrigação, pesca, lazer e vazantes. Sendo esta última autorizada pelo DNOCS que permite o uso de vazantes em seus reservatórios.

 

Na reunião havia mais de 180 pessoas entre usuários a montante, a jusante, além de membros da Comissão Gestora do açude Pompeu Sobrinho que, por votação da maioria, escolheu diminuir a vazão de 200 l/s para 100 l/s, haja vista o baixo nível em que se encontra o reservatório.

 

Na reunião, os usuário do açude Pompeu Sobrinho reivindicaram uma reunião com o Governador Cid Gomes para solicitar a desobstrução do rio Choró e a sua canalização para os irrigantes a jusante.

 

Antes do dia 20/07/12, data da próxima reunião de acompanhamento da alocação, uma Comissão local será formada para uma audiência com o Governador Cid Gomes ou autoridades competentes que possam responder as solicitações da população de Choró.

A reunião foi conduzida pela geógrafa e Coordenadora do Núcleo de Gestão da Gerência Metropolitana, Márcia Caldas e o Engenheiro Civil e Analista em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Khrisna Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *