A reunião de alocação negociada do açude Acarape do Meio aconteceu nesta última quarta- feira, dia 23 de maio de 2012, no Paço Municipal, no município de Acarape. Na oportunidade estiveram presentes a reunião 27 (vinte e sete) participantes entre membros da comissão gestora, usuários do sistema hídrico, sociedade civil, poder público municipal e estadual.
A reunião teve como objetivo discutir a alocação negociada do sistema hídrico Acarape do Meio e avaliar os efeitos da escassez de chuvas no ano de 2012 em todo o estado, com enfoque nas bacias hidrográficas Metropolitanas.
Na ocasião foi demonstrado as simulações de vazões e o rebaixamento do volume de água do reservatório pela equipe da COGERH, composta pelos Analistas em Gestão dos Recursos Hídricos Krishna Martins e Ana Araújo. A escassez de chuvas no período estudado de abril a maio de 2012 revelou a necessidade de um acompanhamento mais efetivo do sistema não só por parte dos membros da comissão gestora, mas também dos irrigantes da região.
A Comissão Gestora do açude Acarape do Meio solicitou uma reunião para acompanhar a operação no dia 27 de julho de 2012, as 9 horas, no Paço Municipal, no município de Acarape.
Considerando as informações da Cogerh os membros da comissão gestora deliberaram que o melhor mesmo seria a liberação de 500 l/s do açude Acarape do Meio, a partir do dia 22/05/2012, e que depois de 30 (trinta) dias seria feito uma redução para 400 l/s na válvula dispersora do açude Acarape do Meio, e ainda haveria uma liberação de 100 l/s de água do açude hipólito para o leito do rio.