Na manhã desta terça-feira (16), a Cogerh esteve presente na reunião realizada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará, Conerh, para discutir os parâmetros de operação no Sistema Integrado Jaguaribe, prevista para o primeiro semestre de 2021. Além disso, também foi discutida a minuta de resolução que dispõe sobre o adiamento do processo eleitoral de composição e prorrogação dos mandatos dos membros do CONERH e das diretorias dos Comitês de Bacias.
Na ocasião, a Cogerh apresentou, por Bruno Rebouças, parâmetros para a realização da operação Emergencial do Sistema Integrado do Jaguaribe. Quanto à transposição de água do Rio São Francisco para as bacias da região metropolitana de Fortaleza, João Lúcio Farias, presidente da Cogerh, mostrou-se confiante e garantiu: “essa transferência será um marco histórico no Ceará”.
Posteriormente, o Conerh apresentou duas propostas acerca dos mandatos vencidos das diretorias dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas do estado. Em votação, foi aprovada a resolução que determina o adiamento do processo eleitoral de composição do Conerh e dos Comitês de Bacias – assim como de suas respectivas diretorias – durante as restrições devido à pandemia. Além disso, a declaração também prorroga o mandato dos atuais membros do Conerh e dos CBHs pelo prazo de mais um ano. A resolução entrará em vigor a partir da sua data de publicação no Diário Oficial do Estado.