A reunião de acompanhamento da alocação negociada de água do açude Pompeu Sobrinho ocorreu dia 20/07/12, sexta-feira, às 10h30min da manhã no auditório do Centro de Artes no município de Choró. O açude Pompeu Sobrinho é um açude federal com 143 milhões de m³, sob administração da COGERH por delegação do DNOCS.
Esta reunião foi fruto de uma demanda da Comissão Gestora do açude Pompeu Sobrinho que no dia 05/06/12, dia da reunião de alocação negociada neste açude, solicitou uma reunião para o dia 20/07/12 para tratar da proposta de desobstrução do rio Choró e acompanhamento da vazão acordada.
Haviam 48 pessoas participando da reunião que foi um pouco tensa em virtude do baixo nível do reservatório que atualmente está com 27,41% de sua capacidade.
Na reunião, a geógrafa e Coordenadora do Núcleo de Gestão da Gerência Metropolitana, Márcia Caldas apresentou o relatório ambiental sobre o açude Pompeu Sobrinho elaborado pelo Núcleo de Gestão da Metropolitana através de visita técnica em janeiro de 2012.
Logo em seguida o Engenheiro Civil e Analista em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Gerência Metropolitana, Khrisna Martins, explanou sobre a situação atual do açude Pompeu Sobrinho as possibilidades de vazão que poderiam ser acordadas no açude Pompeu Sobrinho.
A proposta de vazão que foi aprovada pela maioria dos votos foi a de uma onda de cheia de 300 l/s durante 15 dias e depois ficaria em 200 l/s.
A reunião também foi acompanhada pela engenheira ambiental Ana Angélica da Silva Pereira da Secretaria de Meio Ambiente de Tocantins que está fazendo uma troca de experiências em gestão de recursos hídricos e conhecendo as especificidades de condução técnica na nossa região.