A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-Cogerh, realizou no dia 22 de março de 2013, na Câmara de Vereadores de Choro, município de Choró, a reunião de acompanhamento da alocação negociada de água do açude Pompeu Sobrinho. O objetivo da reunião era mostrar a situação atual do açude e deliberar sobre a vazão do referido açude.
Márcia Caldas, Coordenadora do Núcleo de Gestão da Gerência Metropolitana -GEMET, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, iniciou o evento com a apresentação dos participantes, bem como enaltecendo o processo de parceria que a Cogerh vem realizando ao longo do tempo com ampla visibilidade e transparência na sua condução, renovando a importância e o papel das Comissões Gestoras. Logo em seguida, Khrisna Martins, Analista em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Gerência Metropolitana, explanou sobre a situação atual do açude Pompeu Sobrinho.
Atualmente o açude está na cota 208,67 com um volume de 23.930.000 m³, o que representa apenas 16,74% de sua capacidade total, o qual se tivesse na cota máxima estaria com 143.000.000 de m³, em virtude do seu baixo volume, a Comissão Gestora decidiu baixar sua vazão de 200 l/s para 80 l/s até junho deste ano quando nova reunião será feita para avaliar a operação do reservatório.
Estiveram presentes 45 participantes entre eles representantes da Comissão Gestora, Sociedade Civil, Poder Público Municipal e Usuários do açude Pompeu Sobrinho.