Reunião aconteceu em Maranguape e marca o retorno gradual das atividades presenciais
Na manhã desta sexta-feira (15), aconteceu a reunião de acompanhamento do Açude Penedo, realizada de forma presencial no Salão Comunitário de Penedo, localizado no município de Maranguape. Estiveram reunidos os membros da Comissão Gestora e representantes da Comunidade local, juntamente com a Cogerh e a Cagece, para discutir o andamento da operação definida na última reunião, realizada em 13 de julho deste ano.
Na ocasião, a ficha de evolução volumétrica do açude, exibidas por Marciana Barbosa, técnica da Cogerh, apontaram que atualmente o reservatório está em estado de alerta, possuindo um volume equivalente a 32% da capacidade total. Os gráficos apresentados mostraram que o volume da operação realizada no período entre 13/07 a 12/10 foi abaixo do planejado, conforme indicam os dados:
Pelo estado crítico do açude, foi reforçado aos presentes a importância do uso consciente de água. Para garantir o abastecimento humano e a dessedentação animal, o açude continuará liberando a vazão atual de 47 l/s para a Cagece até fevereiro de 2022. Para além do acompanhamento da operação no reservatório, a reunião contou com um rico momento de deliberação entre moradores e instituições competentes que comprometeram-se a realizar um encontro para discutir as problemáticas enfrentadas no açude Penedo, tais como a pesca irregular, queimadas e mal uso por parte da comunidade local.