A reunião de acompanhamento da alocação negociada do açude Itapebussu ocorreu nesta última quinta- feira, no dia 16 de fevereiro de 2012, na Escola Florêncio Barroso, no município de Maranguape. Na oportunidade estiveram presentes a reunião os diversos segmentos sociais: sociedade civil, usuários do sistema hídrico, poder público municipal e estadual.
A situação do reservatório foi apresentada pela equipe da COGERH, composta por Márcia Caldas Coordenadora do Núcleo de Gestão e pelos Analistas em Gestão dos Recursos Hídricos Krishna Martins e Ana Araújo. Na ocasião foi mostrado as simulações de vazões e o rebaixamento do açude Itapebussu no últimos três (3) meses, considerando os seguintes fatores: a inexistência de chuvas no período estudado e o fechamento da válvula do açude do senhor Manuel Capote que fica a montante do açude Itapebussu e contribui com suas águas diretamente para o mesmo.
A Comissão Gestora do Açude Itapebussu solicitou a reunião de acompanhamento para deliberar o fechamento da válvula dispersora que pereniza o leito do rio, já que o açude Itapebussu já estava com 51,4% de sua capacidade e tinha sido acordado em reuniões anteriores pela própria comissão, que se o açude chegasse a menos de 50% da sua capacidade não haveria liberação de água pela caixa dispersora.
Através desta compreensão, os membros da comissão gestora discutiram e analisaram que o melhor mesmo seria o fechamento da válvula dispersora do reservatório a partir do dia 21/02/2012, no final do feriado da terça-feira de carnaval e que seria apenas atendido o abastecimento humano da CAGECE com a captação de 20l/s.