Aconteceu no dia 16 de agosto, na Sala da Presidência da CAGECE, uma reunião de negociação de conflito sobre a escassez de água no açude Penedo e alternativas de abastecimento para 14 localidades que dependem deste açude localizado no município de Maranguape. O maior número de ligações vem do Distrito de Sapupara que são aproximadamente 1.800. Para desafogar o sistema a alternativa é que Sapupara seja abastecida pelo açude Gavião.

 Outra solução que será buscada é a construção da passagem molhada para que o riacho Bacurau possa correr suas águas para o açude Penedo e assim, para o próximo inverno melhorar a estocagem de água do referido açude. Para esta ação a Prefeitura de Maranguape se comprometeu a arcar com os custos da obra. A Cagece também procurará reativar os poços que estão lacrados e a Prefeitura de Maranguape também enviará ofício a Superintendência de Obras Hídráulicas (Sohidra) solicitando a construção de mais poços na região de Penedo para desafogar o sistema e ter mais alternativas para a época de escassez de água que pode vir em 2013.

 Estiveram presentes o Prefeito de Maranguape George Lopes Valentim, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Maranguape Elisânio Umbelino, o Deputado Estadual Lula Moraes, a Secretária de Meio Ambiente e Controle Urbano de Maranguape Virgínia Adélia Rodrigues Carvalho, o Coordenador da Defesa Civil de Maranguape Antônio Sílvio Nunes Costa, os técnicos da Cagece Ronaldo Queiroz Silva, Laerte Cordeiro, Raimundo Facundo da Silva, o Diretor de Operações da Cagece André Facó, os técnicos da Gerência Metropolitana da Cogerh, Khrisna Martins e Márcia Caldas.

 Esta foi a 3a. Reunião envolvendo os órgãos supracitados, os quais buscam soluções para evitar o colapso de água no açude Penedo para 14 localidades do município de Maranguape, o que demonstra o compromisso dessas instituições na ação preventiva.

Vanja Boaventura-3218.7662.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *