Na manhã do dia 22 de março de 2012 (quinta-feira), a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), a Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA) e os Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará, realizaram no auditório Espaço das Águas, o seminário “Gestão dos Rios Urbanos”. O evento fez parte das comemorações do Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas no dia 22 de março de 1992.

Na mesa de abertura estavam presentes, O Secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Dr. César Augusto Pinheiro, o Presidente da COGERH, Francisco Rennys Aguiar Frota, o Superintendente da SOHIDRA, Leão Montezuma, o Secretário Adjunto da SRH, Daniel Sanford, a Secretária Executiva da SRH, Rita de Cássia Rodrigues, o Presidente do Comitê do Alto Jaguaribe, Alcides Duarte e a Presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF), Michele Mourão Matos.

A programação teve início com o pronunciamento do presidente da COGERH, Francisco Rennys Aguiar Frota, que falou da importância da realização do evento para pautar o debate sobre a gestão participativa dos rios urbanos, logo em seguida todos da mesa fizeram seus pronunciamentos, encerrando a mesa de abertura com o pronunciamento do Dr. César Augusto Pinheiro, Secretário de Recursos Hídricos da SRH.

Após a mesa de abertura, houve a homenagem a 12 personalidades das bacias hidrográficas do Estado do Ceará que foram homenageadas por contribuírem de forma expressiva com a gestão dos recursos hídricos compartilhados no Ceará.

Nas Bacias Metropolitanas, o homenageado foi o Dr Francisco de Araújo Macedo Filho, Procurador da República, membro da Procuradoria dos Direitos do Cidadão, um dos primeiros procuradores a atuar no Ceará na área ambiental sendo  titular de diversos procedimentos administrativos, Termos de Ajustamento, Ações Civis Públicas Ambientais, cuja característica é o pioneirismo e a forma aguerrida de conduzir as soluções para os problemas ambientais. Vem sendo representante do Conselho Estadual do Meio Ambiente a mais de 20 anos. 

O homenageado conseguiu sentenças inéditas para retirada de parte de dois bairros em Área de Preservação Permanente (APP) no Rio Ceará, além de várias questões ambientais com a sua intervenção. Ele é uma pessoa que trabalha nos bastidores e quase ninguém vê, mas faz a maior diferença nas questões ambientais, pois ele atua em impactos de alta magnitude no meio ambiente e nos recursos hídricos.

Em seguida, o professor da Universidade Federal do Ceará – UFC, Francisco de Assis Souza Filho, a professora da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Vanda Teresa Costa Malvieira, e o arquiteto da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, Marcelo Colares, deram início à palestra expondo a situação atual da gestão dos rios urbanos e seus maiores desafios. Vale destacar que a Profª. Vanda (Unifor) e o arquiteto Marcelo Colares (Secretaria das Cidades), são membros do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF).

O evento também contou com o lançamento do livro “Água pra que te quero!”, da fotojornalista Nívea Uchôa. A obra faz um registro fotográfico das bacias hidrográficas Alto Jaguaribe, Banabuiú e Salgado, além disso, traz a discussão a relação do homem com os recursos hídricos.

O patrocínio do evento foi do Banco do Nordeste – BNB.

No final do evento, foram sorteados vários brindes patrocinados pela Coca-Cola, Heineken, Sucos Jandaia e SEMACE, todos membros do CBH-RMF.

No saguão do evento, os participantes também puderam apreciar a II Mostra fotográfica das Bacias Metropolitanas com fotos que abordam as seguintes temáticas:

  • Gestão de Águas nas Bacias Metropolitanas

  • Problemas Ambientais

  • Experiências Internacionais

As fotos estarão disponíveis no saguão da COGERH até o dia 27/03/2012, aberto ao público para visitação.

Os créditos das fotos são de técnicos da Gerência Metropolitana/COGERH e de membros do Comitê das Bacias Metropolitanas.

O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas e foi muito elogiado pela dinâmica, pelo conteúdo e pela valorização do Dia Mundial da Água dentro do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *