A Comissão Gestora do Açude Aracoiaba e a Cogerh reuniram-se na sexta-feira (30) para definir a vazão para operação no reservatório para o 2º semestre de 2023. O encontro ocorreu na Galeria Fé e Alegria, no distrito de Vazantes, em Aracoiaba.

Na ocasião, Rodrigo Vasconcelos, Gerente Regional das Bacias Metropolitanas, informou os resultados da quadra chuvosa do período de fevereiro a maio de 2023, que registrou, na Região Metropolitana, chuvas superiores a 1000 milímetros.

Em seguida, Rodrigo apresentou a ficha de evolução volumétrica do Açude Aracoiaba, que registra um volume atual de 163,42 milhões de metros cúbicos (m³) de água, equivalente a 100% da sua capacidade total.

Dentre as quatro propostas apresentadas, a Comissão Gestora aprovou a vazão de 365 litros por segundo (l/s), sendo 215 l/s destinados ao abastecimento humano e 150 l/s para a perenização do rio. A operação atenderá os municípios de Aracoiaba, Ocara, Redenção e, se necessário, Baturité.

Encerrada a deliberação, Cléa Rocha, Coordenadora do Núcleo de Gestão da Gerência Regional Metropolitana, informou aos presentes sobre os Encontros Regionais para renovação do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza, previstos para o 2º semestre de 2023. 

Também foram repassadas informações sobre o Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Metropolitana, discutido no último mês em Audiência Pública, seguindo agora para a etapa de aprovação do Diagnóstico

O próximo encontro com a Comissão Gestora será para discutir o acompanhamento da operação realizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *