A Comissão Gestora do Açude Macacos e a Cogerh reuniram-se na quinta-feira (29) para discutir e deliberar a vazão para operação no reservatório para o 2º semestre de 2023. O encontro ocorreu na Capela da Agrovila, no município de Ibaretama.
Na ocasião, André Campelo, Técnico de Operação da Cogerh, apresentou a ficha de evolução volumétrica do Açude, que registra um volume atual de 13,02 milhões de metros cúbicos (m³) de água, equivalente a 98,68% da sua capacidade total.
Dentre as quatro propostas apresentadas, a Comissão Gestora aprovou a vazão de 20 litros por segundo (l/s), destinados somente ao abastecimento humano, sem liberação para o rio.
Encerrada a deliberação, os membros participaram de um diálogo sobre o papel e a importância das Comissões Gestoras no trabalho de gestão participativa das águas. O momento foi mediado pelo Técnico em Gestão de Recursos Hídricos da Cogerh, Edecarlos Rulim, que apresentou o panorama global de distribuição das águas e os princípios básicos de Gestão Participativa.
Ao final da reunião, Patrícia Trajano, da Secretaria Executiva do CBH-RMF, informou aos presentes sobre os Encontros Regionais para renovação do Comitê de Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza, previstos para o 2º semestre de 2023.
Também foram repassadas informações sobre o Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Metropolitana, discutido no último mês em Audiência Pública, seguindo agora para a etapa de aprovação do Diagnóstico.
O próximo encontro com a Comissão Gestora será para discutir o acompanhamento da operação realizada.