Na manhã desta terça-feira (27), a Cogerh reuniu-se com a Comissão Gestora do Açude Batente para discutir a vazão para operação no reservatório para o 2º semestre de 2023. O encontro ocorreu no Auditório da Secretaria de Educação do município de Ocara.

Na ocasião, André Campelo, Técnico de Operação da Cogerh, apresentou a ficha de evolução volumétrica do Açude, que registra um volume atual de 35,42 milhões de metros cúbicos (m³) de água, equivalente a 95% da sua capacidade total. O manancial abastece parte de Ocara, Morada Nova e Ibaretama.

Dentre as quatro propostas apresentadas, a Comissão Gestora aprovou a vazão de 155 litros por segundo (l/s), sendo 35 l/s destinados ao abastecimento humano e 120 l/s para perenizar o rio, válida até o mês de setembro de 2023. Já a partir de outubro de 2023 a janeiro de 2024, a liberação será de 115 litros por segundo (l/s), sendo 35 l/s para o abastecimento humano e 80 l/s para a perenização do rio.

Encerrada a deliberação, os membros participaram de um diálogo sobre o papel e a importância das Comissões Gestoras no trabalho de gestão participativa das águas. O momento foi mediado pelo Técnico em Gestão de Recursos Hídricos da Cogerh, Edecarlos Rulim, que apresentou o panorama global de distribuição das águas e os princípios básicos de Gestão Participativa.

Também foram repassadas informações sobre o Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Metropolitana, discutido na última semana em Audiência Pública, seguindo agora para a etapa de aprovação do Diagnóstico. O próximo encontro com a Comissão Gestora será para discutir o acompanhamento da operação realizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *