Encontro também contou com o Prognóstico de chuvas da Funceme
Na manhã desta quinta-feira (09), o Comitê da Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza reuniu-se na sede da Cogerh, realizando sua 70ª Reunião Ordinária. No encontro, foi discutido o processo de renovação do Plano de Recursos Hídricos da RMF, o preenchimento de vacância, além de apresentado o prognóstico de chuvas com a Funceme e o balanço financeiro da Cogerh.
Plano de Bacias
Dando início ao encontro, os membros discutiram a estrutura e conceito do Plano de Gerenciamento Hídrico da Bacia Metropolitana, aprovando um cronograma de atividades e formando grupos de trabalho para sua renovação.
Diferente das versões anteriores, o projeto será desenvolvido de forma participativa, aliando Comitê e instituições locais nas discussão de problemáticas locais e ações pertinentes apontadas pelos próprios membros, como mostra gráfico de percepção de prioridades do CBH RMF sobre a Bacia:
Nájila Cabral, representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (ABES) no CBH RMF, comemorou o início do projeto que será desenvolvido na Bacia Metropolitana:
“Estamos em um momento ímpar da história da humanidade onde há necessidade de rever tudo que foi feito e planejar para o futuro e essa parceria da universidade com a sociedade civil e o CBH é algo muito positivo que já tem gerado resultados em profundidade”, apontou Nájila.
O documento a ser desenvolvido tem validade de 30 anos, sendo guiado pela Universidade Federal do Ceará, por meio do programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, com investimentos da Cogerh. A previsão de conclusão é dezembro de 2023.
Prognóstico
Representada por Vinícius Oliveira, a Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – apresentou o prognóstico de chuvas. A previsão para o trimestre março, abril e maio de 2023 no Ceará aponta uma alta variabilidade espacial e temporal na distribuição das chuvas no estado, prevendo uma precipitação de 605,8 mm na Bacia Metropolitana.
Já quanto à recarga hídrica, comparando o mês de março dos anos de 2022 e 2023, a situação atual da Bacia Metropolitana mostra-se mais favorável em relação ao ano anterior, apresentando um volume equivalente a 62% de sua capacidade, conforme mostra o gráfico da Funceme:
Balanço Financeiro
Seguindo o previsto na legislação vigente, a Cogerh apresentou ao colegiado o balanço financeiro da Companhia referente ao ano de 2022. Foram exibidos o faturamento geral em relação ao volume hídrico fornecido por categoria, além das despesas por Comitê.
Luciandre Melo, técnica da Gerência de Planejamento e Orçamento da Cogerh, apresentou dados de prestação de contas para o colegiado.
Novos membros
Por fim, com vacâncias no segmento do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil, o colegiado pôs em votação a entrada de novas instituições para compor o Comitê. Em deliberação, foi aprovada a entrada das Prefeituras Municipais de Maranguape e Capistrano, além do Núcleo de Iniciativas Comunitárias (NIC), como novos membros do CBH RMF.
Encerrada a reunião, o próximo encontro do Comitê deve acontecer no dia 16 de maio, em audiência pública online, na primeira etapa de renovação do Plano de Recursos Hídricos da RMF.