Membros da Comissão Gestora do Açude Batente reuniram-se com a Cogerh, na manhã desta quarta (08), para discutir os resultados da operação 2022.2 no reservatório, localizado no município de Ocara.
Definida em julho de 2022, a operação liberou 185 l/s, sendo 35 l/s para abastecimento humano e 150 l/s para perenização do leito do Rio Piranji. Exibidos em reunião, os dados mostraram que a alocação de 2,99 milhões de m³ foi finalizada com saldo positivo, conforme aponta o gráfico comparativo de volume:
Finalizada com um volume de 24,9 milhões de m³ no reservatório, a operação positiva ocorreu mesmo com a tomada d’água em estado de manutenção. Johny Santos, Coordenador do Núcleo Técnico da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas, explica sobre o serviço que vem sendo realizado:
“As Gerências de Manutenção e de Segurança de Barragens da Cogerh vêm realizando estudos para realizar a manutenção da tomada d’água. Enquanto isso, foram operados sifões alternativos para garantir a perenização do rio e a captação de água pelos usuários”, explica o técnico.
A operação realizada atendeu ao abastecimento humano de distritos e localidades de Ocara, Morada Nova e Ibaretama. O próximo encontro da Comissão Gestora deverá acontecer em julho, quando deverá acontecer a reunião de alocação do reservatório.