Aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), a 71ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza, na sede da Cogerh, em Fortaleza. Na ocasião, o colegiado discutiu ações de boas práticas de consumo de água desenvolvidas por seus membros, deu início à capacitação em comunicação, além de preencher vacâncias e formar a Comissão Coordenadora da Renovação do colegiado.
Boas práticas
Como iniciativa interna do CBH em ampliar as ações desenvolvidas na Bacia Metropolitana, a Solar Br (Coca-cola), apresentou ao colegiado as iniciativas internas da fábrica para adotar uma cultura de consumo sustentável dos recursos hídricos. Dentre elas, foram citadas o reaproveitamento de água, plano de contingência hídrica, acompanhamento do monitoramento de volume dos reservatórios e criação de um comitê interno de água da fábrica.
Quanto à importância do plano adotado, Joseline Aragão, representante da Solar Br no CBH RMF, ressalta:
“Somos uma empresa de bebidas e nosso principal insumo é a água. Temos nos preocupado em mapear o uso da água em toda cadeia produtiva, para trabalharmos juntos na redução do uso de água, pois entendemos que não é preciso esperar uma crise hídrica para adotar medidas”, aponta Joseline.
Capacitação em Comunicação
Cumprindo meta do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas – Procomitês, o encontro contou com a ministração do primeiro módulo de uma série de palestras de Capacitação em Comunicação.
Como jornalista lotada no Núcleo de Gestão da Gerência Regional da Cogerh da RMF, Priscila Nascimento explica a importância da iniciativa:
“O objetivo do curso é promover no CBH uma maior propriedade quanto ao uso de ferramentas de comunicação para engajamento na causa dos recursos hídricos e da Bacia Metropolitana, além de incentivar a produção de conteúdo para as redes sociais do colegiado”, explica a palestrante do primeiro módulo.
O curso é dividido em módulos e explora temáticas como introdução à comunicação, redes sociais, educação para as mídias e técnicas para fotografia com celular. Com diferentes tópicos e palestrantes, a capacitação de 08 horas/aula será uma pauta fixa dos próximos encontros do CBH.
Processo de Renovação do Comitê
Por seguinte, o colegiado formou uma Comissão Coordenadora da Renovação do CBH RMF, contando com 01 membro representante de cada segmento. O grupo deverá reunir-se em breve para discutir o edital de convocação para a renovação do Comitê, para então ser divulgada a programação dos Encontros Regionais e do Congresso de Renovação.
Vacâncias
Por fim, com vacâncias no segmento do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil, o colegiado pôs em votação a entrada de novas instituições para compor o Comitê. Em deliberação, foi aprovada a entrada da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, além da Associação dos Pequenos Agricultores do Riacho do Padre, Associação Comunidade Kolping da Agricultura Familiar de Tigipió e Federação da Agricultura do Estado do Ceará – FIEC, como novos membros do CBH RMF.
O próximo encontro deve ocorrer no dia 15 de junho, para discussão e aprovação dos parâmetros de alocação dos reservatórios da Bacia Metropolitana.