Nesta quarta-feira (03), aconteceu a posse dos membros eleitos para a composição da recém-formada Comissão Gestora do Açude Malcozinhado. Além disso, o encontro realizado no Núcleo de Arte e Cultura de Cascavel contou também com palestras da Gerência Metropolitana da Cogerh sobre temas voltados à gestão dos recursos hídricos.
Durante o encontro, a entrega de certificados pelos membros do CBH RMF presentes selou o momento de posse de cada membro ao cargo representativo na Comissão Gestora. O grupo formalizado conta com representações dos segmentos da sociedade civil, usuários de água do açude e poder público municipal em sua composição, para um mandato de quatro anos.
Com o objetivo de capacitar cada membro da comissão recém-formada, a reunião também promoveu um momento de explanação sobre aspectos da Bacia Metropolitana, Gestão Participativa dos Recursos Hídricos, além do processo de Outorga Online. Com espaço aberto para tirar dúvidas e discutir as atribuições da Comissão Gestora, a ação teve como objetivo garantir que cada integrante possa exercer com ainda mais propriedade seu direito de voto nas decisões dos próximos encontros.
Johny Santos, Coordenador do Núcleo de Operação da Gerência Metropolitana, destaca a importância da realização:
“A criação de mais uma Comissão Gestora é um marco para todos nós, pois isso traz a gestão dos recursos hídricos para perto da sociedade e do município. Agora, vamos aliar o trabalho da Cogerh em conjunto com a Comissão Gestora em prol do Açude Malcozinhado, evitando seu desperdício ou mau uso da água”, destaca o Coordenador.
Com a certificação da décima terceira Comissão Gestora da Bacia Metropolitana, a primeira alocação participativa do reservatório deve acontecer pela primeira vez em julho de 2023.
Sobre o reservatório
O açude Malcozinhado abastece os municípios de Cascavel e Pindoretama e tem capacidade máxima de 38 milhões de metros cúbicos (m³) – apresentando atualmente 100% de seu volume total.