Na terça-feira (24), ocorreu a Reunião de Acompanhamento do Açude Batente, realizada na Secretaria de Educação do município de Ocara. Estiveram reunidos os membros da Comissão Gestora e representantes da comunidade local, juntamente com a Cogerh, para discutir o andamento da operação definida em junho.
Na ocasião, a ficha de evolução volumétrica exibida por Rodrigo Vasconcelos, Gerente Regional das Bacias Metropolitanas, apontou que o Açude Batente conta atualmente com um volume armazenado de 28,21 milhões de metros cúbicos (m³), equivalente a 76,25% de sua capacidade total.
A vazão média alocada para o segundo semestre foi de 135 litros por segundo (l/s), mas tem sido operada uma vazão de 166 l/s, sendo 35 l/s para abastecimento humano e 131 l/s para a perenização do rio, apresentando saldo positivo de 116 mil m³ no andamento da liberação, conforme aponta o gráfico:
Foi acordado com a Comissão Gestora que a redução prevista para o rio não será realizada no momento. A liberação deve ocorrer até 31 de janeiro de 2024, quando deve ser marcada uma nova reunião com a Comissão Gestora, a fim de realizar a avaliação final da operação.