Cogerh já assumiu o monitoramento da nova barragem da RMF e conta com um AGIR no local
Na manhã desta quarta-feira (12), o Governo do Ceará inaugurou Amarelas, o novo reservatório que entra para o quadro de açudes da Bacia Metropolitana de Fortaleza. Na cerimônia, estiveram presentes o vice-presidente do CBH RMF, Luís Alexandre Belém, o governador Camilo Santana; o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira; a prefeita de Beberibe, Michele Cariello; o vice-prefeito de Fortim; Igor Ciriaco; o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Igor Aires Nunes; e demais autoridades.
A obra, que teve investimento de mais de R$ 13,5 milhões, contou com recursos oriundos de uma parceria entre Estado do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Governo Federal. A execução foi coordenada pela SRH, por meio da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).
Para a agricultura Naianne dos Santos Lima, de 29 anos, moradora da comunidade Amarelas, a inauguração representou a concretização de um sonho:
“Hoje já é uma realidade essa grande obra que vai beneficiar não só a gente da agricultura, mas também a questão do abastecimento de água. Nossa comunidade, que tem 24 famílias, fica feliz com a esperança de um dia ter água encanada em nossas casas. Se assim for, vamos ter benefício para agricultura e uma qualidade de vida melhor”, expressou Naianne, que cultiva caju, mandioca e leguminosas.
Na oportunidade, o governador enfatizou que a barragem será essencial para os produtores da região, e reafirmou que a segurança hídrica é prioridade para o Estado.
“A questão da água para nós é prioridade. Nós enfrentamos muitos anos seguidos de seca no Ceará, mas não medimos esforços para fazer investimentos. Compramos equipamentos para perfuração de poços. 60% dos poços de toda a história da Sohidra foram perfurados nos últimos anos por conta da seca. Os Projetos São José que temos levado às comunidades rurais. Os investimentos que a Companhia tem feito nos municípios”, afirmou Camilo Santana.
Com capacidade de armazenamento de 47.680.000 m³ de água, a Barragem Amarelas vai ajudar no abastecimento hídrico das cidades de Beberibe e Fortim, além de funcionar como uma fonte hídrica para a irrigação de extensa área a jusante e para o desenvolvimento de atividades de piscicultura, proporcionando a criação de um polo regional.
“Beberibe é um município que não é só praia, mas tem praia, serra e sertão. Essa é uma região do sertão de Beberibe, e precisava de uma obra hídrica para garantir o abastecimento das comunidades rurais e da própria cidade se for necessário, podendo atender Fortim também. É mais um manancial que poderá não só receber água da chuva, mas quem sabe o rio Jaguaribe e o Castanhão voltando a encher”, explicou o titular da SRH, Francisco Teixeira.
Com informações do Governo do Estado do Ceará.