Iniciativa partiu da Apremace e teve apoio de membros do CBH RMF
Na manhã da última sexta-feira (14), foi inaugurada a Trilha Ecológica Gentio da Terra, localizada na Praia do Presídio, em Aquiraz. O empreendimento promete ser um incentivo não só turístico, mas também de valorização aos recursos naturais com medida educativa e valorização da história do município. A trilha é de iniciativa da Apremace – Associação de preservação do meio ambiente, patrimônio histórico, educacional e difusão da cultura de Aquiraz – instituição membro do Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH RMF).
.

A trilha foi projetada com aulas de campo orientadas por monitores sobre o manguezal, passeio de bote, banho de lama, além de visita guiada sobre toda a flora e fauna sob a área demarcada, como pode-se ver no percurso em vermelho da imagem abaixo, representando o trajeto roteirizado:

Esboço do trajeto foi apresentado em audiência pública em maio de 2021. Imagem: Reprodução/Apremace

Segundo Carlos Antônio Mariano, Presidente da Apremace e também presidente do CBH RMF, a proposta principal da trilha “é mobilizar a população quanto à importância do meio ambiente para o ecossistema e sustentabilidade local, beneficiando outros âmbitos como o educativo e turístico”. A trilha possui três portais de entrada no decorrer do percurso e mais dois portais nas duas ruas principais: um na entrada da Praia do Presídio e o outro na entrada da Praia Bela. Confira abaixo registros da trilha inaugurada:

A inauguração contou com a participação do prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, representantes da Sema e de Secretarias Municipais, além de membros do CBH RMF como Henrique Belém – titular do Aquiraz Riviera – e Patrícia Trajano, representante da Cogerh e da Secretaria Executiva do Comitê, prestigiando a iniciativa que serve como exemplo de valorização dos recursos naturais da Região Metropolitana de Fortaleza.

Membros do Comitê de Bacias participam de inauguração da Trilha Ecológica Gentio da Terra.

Serviço:

Sede da Apremace

Rua Biquara, número 29, Praia do Presídio

Contato: 85 3361-6490 – @apremace

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *