CBH RMF acompanha assinatura da ordem de serviço para implantação do Sistema Adutor Canal do Trabalhador do Complexo Itapeim

Durante a manhã desta terça-feira (30), membros do CBH RMF e sua Diretoria participaram da assinatura da ordem de serviço para implantação de uma adutora que beneficiará cerca de quatro mil pessoas no Complexo Itapeim, em Beberibe.

Prefeitura de Cascavel, SAAE de Pindoretama, Prefeitura de Beberibe e Sisar foram alguns membros do CBH RMF presentes.

O sistema consiste da captação no Canal do Trabalhador, através de conjunto motor-bomba e flutuante, percorrendo uma extensão aproximada de 13,83 km em tubulação até a ETA de Itapeim. Inicialmente, serão contempladas as comunidades de Itapeim, Aratacas, Andreza, Palmeira, Várzea Redonda, Várzea da Serra, Alto Alegre e Bom Sucesso.

Alexandre Belém, Presidente do CBH RMF e representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural Aquicultura e Pesca de Beberibe, destaca o papel do Comitê de Bacias na realização:

“Essa adutora era uma reivindicação antiga da Prefeitura de Beberibe, que foi levada ao Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza que, por sua vez, encaminhou à SRH, Sohidra e Cogerh. A solicitação foi atendida e hoje estamos felizes com a assinatura desta ordem de serviço que beneficiará tantas famílias”, comemora o Presidente.

A obra conta com um investimento de mais de R$ 4 milhões por parte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos. Rodrigo Vasconcelos, Gerente Regional das Bacias Metropolitanas, aponta a importância da execução da obra:

“Atualmente, as comunidades de Itapeim, Aratacas e Andreza são abastecidas pelo rio Piranji que, apesar de ser um rio resiliente, ainda assim é um rio intermitente. Então, essa obra hídrica é muito importante para a Bacia e para essa região de Beberibe por trazer segurança hídrica, garantindo o abastecimento para os usos prioritários locais”, afirma o Gerente Regional da Cogerh.

Canal do Trabalhador recebe água do Eixão das Águas por reversão.

Atendendo a mais de 600 famílias, a adutora que utiliza água do Canal do Trabalhador futuramente também atenderá outras comunidades de Beberibe como Alto Alegre, Bom Sucesso e Várzea Redonda, por meio do projeto Águas do Sertão.

*Com informações da Casa Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *