Durante a manhã desta terça-feira (30), membros do CBH RMF e sua Diretoria participaram da assinatura da ordem de serviço para implantação de uma adutora que beneficiará cerca de quatro mil pessoas no Complexo Itapeim, em Beberibe.
O sistema consiste da captação no Canal do Trabalhador, através de conjunto motor-bomba e flutuante, percorrendo uma extensão aproximada de 13,83 km em tubulação até a ETA de Itapeim. Inicialmente, serão contempladas as comunidades de Itapeim, Aratacas, Andreza, Palmeira, Várzea Redonda, Várzea da Serra, Alto Alegre e Bom Sucesso.
Alexandre Belém, Presidente do CBH RMF e representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural Aquicultura e Pesca de Beberibe, destaca o papel do Comitê de Bacias na realização:
“Essa adutora era uma reivindicação antiga da Prefeitura de Beberibe, que foi levada ao Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza que, por sua vez, encaminhou à SRH, Sohidra e Cogerh. A solicitação foi atendida e hoje estamos felizes com a assinatura desta ordem de serviço que beneficiará tantas famílias”, comemora o Presidente.
A obra conta com um investimento de mais de R$ 4 milhões por parte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos. Rodrigo Vasconcelos, Gerente Regional das Bacias Metropolitanas, aponta a importância da execução da obra:
“Atualmente, as comunidades de Itapeim, Aratacas e Andreza são abastecidas pelo rio Piranji que, apesar de ser um rio resiliente, ainda assim é um rio intermitente. Então, essa obra hídrica é muito importante para a Bacia e para essa região de Beberibe por trazer segurança hídrica, garantindo o abastecimento para os usos prioritários locais”, afirma o Gerente Regional da Cogerh.
Atendendo a mais de 600 famílias, a adutora que utiliza água do Canal do Trabalhador futuramente também atenderá outras comunidades de Beberibe como Alto Alegre, Bom Sucesso e Várzea Redonda, por meio do projeto Águas do Sertão.
*Com informações da Casa Civil