Reunião foi o primeiro encontro presencial do comitê desde o início da pandemia.

Parte dos membros acompanharam a reunião de forma presencial e outra parte online.
Na manhã desta terça-feira (07), o Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza realizou seu 65º encontro ordinário – de forma híbrida, no auditório da Cogerh, em Fortaleza. A reunião marca o retorno gradual das atividades presenciais do comitê e teve como principais pautas a apresentação de planos e aprovação do planejamento estratégico por eixo de atuação, além do prognóstico da Funceme sobre a quadra invernosa.
.
Em votação, foi aprovado pela plenária o plano de ações elaborado pelos Grupos de Trabalho do planejamento estratégico do Comitê por eixos de atuação – são eles: Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Comunicação e Capacitação. O cronograma inclui o período de 2021 a 2025, estando dentre os objetivos: sugerir o Plano de Bacia da RMF como mecanismo no processo de construção de ações; esquematizar e conhecer áreas degradadas de APP em açudes monitorados na Bacia; estreitar a comunicação entre membros do colegiados (CBH-RMF) e sociedade; capacitar os membros do CBH-RMF e sociedade através das comissões gestoras para melhor gestão hídrica. Confira os anexos:
.
.
Membros aprovam plano de ações.
Seguindo o cronograma, foram exibidos aos membros o relatório de atividades realizadas em 2021 e o plano de atividades programadas para 2022. Além disso, a Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – representada por Davi Ferran, apresentou o relatório de chuvas na região. Segundo os dados apresentados, em 2021 o nível de precipitações na Bacia Metropolitana foi cerca de 6% abaixo do que no ano passado. Confira o gráfico:
Já quanto ao trimestre dezembro/janeiro/fevereiro, foi demonstrado que há 80% de chance de chuvas acima da média. Apesar da boa expectativa, o meteorologista explica que são apenas estimativas: “Temos que lembrar que o Oceano Atlântico muda mais rápido que o Pacífico. É por isso também que ainda é cedo para prevermos as chuvas de março à maio. É como jogar um dado”.
.
Como informe, foi divulgado aos presentes que o caso de pesca predatória e ocupação de mata ciliar no açude Penedo já foi levado à Semace e que a situação de aporte muito crítico do açude Pompeu Sobrinho já está sendo apurada e recebendo a devida atenção do grupo de contingência contra a seca. Finalizada a última reunião do ano, o próximo encontro do comitê deverá acontecer em fevereiro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *